Parceria da URI encaminha oportunidades de trabalho na área industrial de Erechim
(Foto: Ivonei Angheben - Diversos laboratórios estarão disponíveis na formação dos futuros alunos)
A
primeira condição para buscar uma vaga no mercado de trabalho é estar preparado
para o desempenho da função. Por este motivo, a URI Erechim, Prefeitura
Municipal, ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial) e empresas da
cidade, encaminharam uma parceria para preencher as vagas que estão disponíveis
na área industrial do município e propiciar conjuntamente uma formação técnica
ou de graduação.
A
iniciativa é destinada para todas aquelas pessoas de 17 a 24 anos que estão
fora do mercado de trabalho, que não estejam estudando e que estão em busca de
qualificação para tal. A capacitação vai ser realizada pela URI, por meio dos
cursos superiores de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de
Produção (presenciais e semipresenciais), como também dos cursos técnicos de
Eletromecânica, Agroindústria e Segurança do Trabalho.
A
seleção para o preenchimento das vagas vai ser feita pela própria Universidade
assim que forem definidas as oportunidades pelas empresas. Esta seleção deverá
ocorrer até o mês de julho, pois a intenção é fazer com que os aprovados
comecem a trabalhar no início do segundo semestre.
Os
candidatos aprovados, além do trabalho em si, irão receber uma bolsa de estudos
de 30% da URI, mais 40% da própria empresa. Os que forem chamados terão que
arcar apenas com 30% da mensalidade do Curso a ser feito.
Para
facilitar ainda mais a entrada desses jovens no mercado de trabalho, a
Universidade vai disponibilizar um treinamento prévio que pode durar de 30 a 60
dias com o objetivo de encaminhar uma melhor adaptação deles dentro das
empresas.
Para o
Diretor-Geral da URI Erechim, professor Paulo Roberto Giollo, “este é mais um
esforço que estamos fazendo, de forma coletiva, para atender as necessidades
das empresas e, ao mesmo tempo, abrindo oportunidades para que os jovens possam
estudar e construir o seu futuro profissional”.
Por
Ademar José Costa Assessoria de Marketing, Comunicação e Eventos