Encaminhado pedido de nova patente da URI junto ao INPI
(Foto: Imprensa URI - Pesquisa auxilia na diminuição da concentração de CO2 atmosférico)
A
URI Erechim realizou o pedido de patente junto ao Instituto Nacional de
Proteção Intelectual (INPI) referente ao “PROCESSO DE FIXAÇÃO QUÍMICA DO CO2
UTILIZANDO UM CATALISADOR MESOPOROSO - MRD-1 A1”, que vem de encontro com as
pesquisas mundiais relacionadas a problemática causada pelas emissões de CO2, o
grande vilão e causador do aquecimento global. O Brasil ratificou sua
participação no Acordo Climático de Paris em 2016, comprometendo-se a diminuir
as emissões de gases de efeito estufa em 37% até 2025.
A
presente invenção descreve o processo de fixação química do CO2 utilizando um
novo catalisador denominado MRD-1, contendo diferentes quantidades de Grafeno
em sua composição. A fixação química do CO2 é realizada utilizando o óxido de
propileno somado com o CO2 obtendo-se o carbonato de propileno, auxiliando na
diminuição da concentração de CO2 atmosférico.
O
processo foi desenvolvido pelos professores e alunos integrantes do Curso de
Engenharia Química e do Programa de Pós-Graduação em Mestrado e Doutorado em
Engenharia de Alimentos da URI Erechim: Professores Doutores Marcelo Luís
Mignoni, Rogério Marcos Dallago e Alexander Junges, juntamente com os discentes
Mestra Paloma Truccolo Reato, Adriele Sabrina Todero, Fabiana de Oliveira
Pereira e Rudi Clério Vedi, alinhados com a Empresa Marina Tecnologia, de Campo
Bom, representada pela CEO Diana Exenberger Finkler. Os resultados parciais do
processo já foram apresentados por Diana no Encontro Internacional de
Tecnologias e Aplicações para o Grafeno, em Singapura.
A
patente representa a consolidação da parceria científica entre a Universidade
Regional Integrada e a Empresa, pois a produção de Propriedade Intelectual
compartilhada é de suma importância para o avanço tecnológico do país e promove
avanços no desenvolvimento do empreendedorismo, possibilitando transformar
invenções em inovação.
Por Ademar José Costa Assessoria de Marketing,
Comunicação e Eventos