Transformação Digital: servidores participam de treinamento sobre a Ouvidoria
O
objetivo foi detalhar e diferenciar os serviços de cada secretaria e do órgão
que tem a função principal promover o diálogo entre a população e a prefeitura.
Servidores representando as 12 secretarias municipais da Prefeitura de Erechim participaram de um treinamento sobre a Ouvidoria Municipal, nesta quinta-feira (24), no Salão Nobre. O objetivo foi detalhar e diferenciar os serviços de cada secretaria e da Ouvidoria, que tem a função principal promover o diálogo entre a população e a prefeitura. Além disso, abordaram o fluxo interno das informações entre os setores para melhorar os serviços públicos à população.
A
iniciativa faz parte do processo de Transformação Digital que é coordenado pela
Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê
Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de
secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
O representante da empresa System Sistemas de Gestão, Diogo Grando, fez apresentação geral do módulo da Ouvidoria, mostrou, na prática, o funcionamento e acesso do cidadão, como as informações chegam nas secretarias e devem ser repassadas, por exemplo, para a Ouvidoria, quando não se tratam de solicitações de serviços.
“Quando
a Ouvidoria recebe uma solicitação ela analisa e encaminha aos setores
responsáveis. Esta solicitação pode ser feita na página da prefeitura (serviços
on-line), via e-mail, telefone ou pessoalmente, conforme esta´descrito no
Portal da Transparência do município”, afirma o consultor da empresa, que
destacou, ainda, a importância de se cumprir os prazos nas respostas aos
cidadãos. Na ocasião, os servidores de setores estratégicos da Transformação
Digital apresentaram a situação específica de cada secretaria e as dificuldades
diárias mais recorrentes.
O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a Transformação Digital está ampliando o acesso aos serviços públicos. “E, principalmente, implantando uma nova cultura de atendimento, menos burocrática e mais humanizada, porque prioriza as necessidades das pessoas, dá uma resposta ágil e eficiente”, disse o prefeito Polis.
O
secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de
Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que todo este
processo de inovação e modernização da gestão pública, através da Transformação
digital, envolve as 12 secretarias de forma interligada. “Mas estamos avançando
com a colaboração de todos”, destaca Marmentini.
Segundo
o diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, os
treinamentos são fundamentais para fazer com que a pauta digital traga os
resultados esperados. “Chegamos a 72% dos serviços públicos disponíveis de
forma on-line, mas ainda há muito por fazer, porque a complexidade só aumenta”,
afirma o diretor.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim