Avanços da Secretaria de Obras com digitalização e desburocratização

“Esse progresso evidencia a migração bem-sucedida para os meios digitais, mostrando uma adaptação significativa às novas ferramentas e metodologias propostas pelo comitê”, explica o secretário, Mario Rossi.
Os
membros da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização (CIDD Obras),
da Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social da
Prefeitura de Erechim, e o diretor do Gabinete de Transformação Digital, se
reuniram, na última quarta-feira (1o), para avaliar os avanços da Transformação
Digital da secretaria, nos últimos três meses. A reunião teve como objetivo
revisar os resultados obtidos, analisar os fluxos de trabalho implementados e
identificar as dificuldades encontradas em determinados setores.
O
secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario
Rossi, afirma que, desde a constituição do Comitê, há cerca de três meses,
houve um notável avanço. “Dos 72 processos existentes, 47 deles (65%) já são
abertos através dos canais digitais, enquanto 25 (35%) ainda seguem em formato
físico. Esse progresso evidencia a migração bem-sucedida para os meios
digitais, mostrando uma adaptação significativa às novas ferramentas e
metodologias propostas pelo comitê. Essa transição não apenas agiliza os
processos, mas também proporciona maior eficiência e organização, reduzindo a
burocracia e otimizando o tempo de execução das tarefas”, observa o secretário,
Mario Rossi.
Conforme
o secretário, Mario Rossi, a próxima semana promete trazer atualizações neste
índice, pois estão previstos novos avanços. “A meta estabelecida para o ano é
atingir a marca de 80% dos processos disponibilizados pela Secretaria de Obras
de forma digital. Esta projeção ambiciosa reflete o compromisso do Comitê e dos
servidores em promover uma transformação expressiva e acompanhar as tendências
contemporâneas no setor, otimizando a eficiência e a qualidade dos serviços
prestados”, ressalta ele.
De
acordo com o prefeito de Erechim, Paulo Polis, a abordagem digital adotada pela
Secretaria de Obras é uma demonstração clara do comprometimento com a inovação
e modernização, refletindo o esforço conjunto dos membros da comissão em
transformar os métodos de trabalho e melhorar a eficiência operacional,
beneficiando não só os servidores, mas também os cidadãos atendidos pela
secretaria.
“A
Transformação Digital é mais uma iniciativa do governo para modernização,
transparência da gestão pública, que está entregando serviços públicos mais
ágeis e eficientes. A Transformação Digital é um marco da gestão pública
municipal de Erechim”, ressalta o prefeito Polis.
As
reuniões da Comissão Interna de Digitalização e Desburocratização ocorrem
quinzenalmente, proporcionando um ambiente para análise contínua e alinhamento
de estratégias, visando sempre o aprimoramento constante dos processos e a
realização dos objetivos estabelecidos.
12
secretarias
A
Transformação Digital abrange as 12 secretarias municipais e é coordenada pela
Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, com o
trabalho integrado do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização,
de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).
(Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim)