Hospital Santa Terezinha realiza mais de 276 mil atendimentos em 2023
Os
indicadores assistenciais da Casa de Saúde mostram um crescimento entre 4% a
12% em comparação com o período anterior
Indicadores
Assistenciais FHSTE
Atendimentos:
276.228 atendimentos
Atendimentos
Pronto Socorro: 79.105 consultas
Internações:
15.166 internações hospitalares
Cirurgias:
13.619 procedimentos cirúrgicos
Exames
Laboratoriais: 726.951 exames laboratoriais
Exames
de Imagem: 60.980
Central
de Especialidades: 15.333 atendimentos
A
Fundação Hospitalar Santa Terezinha apresentou seus indicadores do ano de 2023
e os números expressivos mostram a eficiência da Casa de Saúde que atende
majoritariamente a rede pública de saúde (SUS), sendo referência para 33
municípios da área de abrangência da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde e da
Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU).
Para
se ter ideia dos serviços realizados, somente em relação aos atendimentos foram
registrados 276.228. Já no que se refere a cirurgias, 13.619 procedimentos
cirúrgicos foram realizados no Santa Terezinha e mais de 726 mil exames
laboratoriais registrados. Outros indicadores mostram mais de 79 mil consultas,
15.166 internações hospitalares, mais de 60 mil exames de imagem e 15.333
atendimentos na Central de Especialidades.
Vale
destacar que o Hospital Santa Terezinha realiza diversos serviços de média e
alta complexidade e por esta razão atente também usuários oriundos de outros 15
municípios em virtude da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON),
totalizando 48 municípios e uma população de aproximadamente 350 mil
habitantes.
A
direção da Instituição de Saúde monitora os indicadores das portas de acesso na
periodicidade semestral e anual, como: pronto atendimento, internações, central
de especialidades, oncologia, radioterapia, laboratório, cirurgias, Centro de
Diagnóstico por Imagem, entre outros, com o objetivo de verificar indicadores
de saúde, oscilações para mais ou para menos, períodos de sobrecarga, equipes
multiprofissionais e seus reflexos na qualidade da assistência.
Na
avaliação da direção da FHSTE sobre os indicadores do ano de 2023, num
comparativo com ano anterior, foi verificado que os indicadores assistenciais
cresceram de 4% a 12%, o que demonstra que a Casa de Saúde/SUS, apesar das
dificuldades enfrentadas conseguiu honrar com sua missão primordial que é a
assistência secundária e terciária aos usuários do Sistema.
Os
números do ano passado foram significativos, o que demonstra a relevância do
hospital para Erechim e região, sendo uma das maiores Casas de Saúde/SUS do
interior do do Rio Grande do Sul e também um dos hospitais mais resolutivos.
A
direção da Instituição mantém ações prioritárias na assistência, mas também
busca de forma permanente firmar sociedades com os entes parceiros, União,
Estado e Municípios, no propósito de executar obras estratégicas e renovar o
parque tecnológico, ambos necessários para ampliar o acesso, qualificar a
assistência e aumentar a capacidade resolutiva do hospital.
“Em
que pese as dificuldades financeiras da instituição, por trabalhar na sua
grande totalidade com tabelas SUS (99,5%), o Hospital vem cumprindo com seu
propósito de prover assistência na média e alta complexidade aos usuários da
rede pública de saúde, com números que surpreendem ano após ano. Muitos avanços
foram alcançados em 2023, fruto de um esforço coletivo envolvendo vários
atores”, destaca o diretor Executivo do Santa, Jackson Arpini.
Para
o Prefeito Paulo Polis esses números refletem a importância do Santa Terezinha
para a saúde pública regional. “O Hospital Santa Terezinha tem atuado em várias
frentes sempre buscando e primando pela qualificação de suas ações e serviços
voltados à comunidade usuária da rede pública de saúde, através da melhoria de
seus serviços assistenciais e também de obras físicas e da renovação de
equipamentos. Estamos comprometidos em proporcionar atendimento de qualidade
aos cidadãos, regionalizando a saúde e humanizando ela para as pessoas. O
Hospital Santa Terezinha está pronto para oferecer cada vez mais, serviços de
saúde com excelência”, finaliza Paulo Polis.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim