Procon de Erechim alerta: Atenção: golpe envolvendo o Nubank
A abordagem dos criminosos, geralmente, ocorre por meio de ligações telefônicas ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank.
O
Procon Municipal de Erechim, órgão ligado à secretaria de Gestão e Governança,
vem recebendo nos últimos dias, diversas reclamações a respeito de um golpe
envolvendo o Nubank. Os golpistas têm se passado por funcionários do banco
digital para enganar pessoas e furtar dinheiro das contas.
Informações
confidenciais
A
abordagem dos criminosos, geralmente, ocorre por meio de ligações telefônicas
ou mensagens de texto, nas quais alegam ser representantes do Nubank.
Utilizando técnicas convincentes de engenharia social, os golpistas solicitam
informações confidenciais, como senhas, códigos de acesso e dados pessoais,
alegando a necessidade de atualização cadastral, resolução de problemas de
segurança e até mesmo reconhecimento de compra.
Via
SMS
Geralmente
a abordagem é feita no seguinte sentido, os golpistas enviam um SMS que alega
ter sido realizada uma tentativa de compra em determinado estabelecimento, no
valor “x”, mas que estava pendente de autorização. Para cancelar o consumidor
deve ligar para uma central. Alguns minutos depois, chega outro SMS como se
fosse do banco Nubank, no qual a vítima tem conta, alertando sobre uma
movimentação suspeita e tentativa de compra.
O
consumidor acaba ligando e durante a ligação, o golpista cita informações
pessoais da vítima. Confirmando os números dos documentos pessoais e do cartão,
e para cancelar, a vítima precisa copiar o código que eles me enviaram pelo
Whatsapp.
Código
O
código chega pelo aplicativo de mensagens em formato de Pix, cópia e cola. Os
golpistas alegam que, para cancelar o cartão, é necessário fazer essa
transação, mas que nenhum valor seria debitado da conta. Sendo assim, a vítima
faz o pagamento do valor solicitado.
Nubank
Em
contato com o Nubank, o mesmo alerta os clientes sobre os métodos utilizados, e
ressalta que a instituição financeira jamais solicita tais informações por
telefone ou mensagem. Além disso, reforça a importância de manter a segurança
das informações pessoais e recomenda que qualquer contato suspeito seja
imediatamente denunciado à empresa, ao Procon e as autoridades policiais.
Assim,
as vítimas do golpe devem entrar em contato imediatamente com o Nubank para
relatar a situação, bloquear o acesso não autorizado e iniciar os procedimentos
para a recuperação de eventuais prejuízos, aconselha-se também comunicar a
ocorrência às autoridades policiais para que possam empreender esforços na
identificação e captura dos responsáveis.
Ainda,
orienta-se as vítimas a procurarem o Procon para verificar as medidas legais
cabíveis e para ressarcimento pela instituição.
Segundo
a diretora do Procon de Erechim, Andressa Battisti, é importante que os
clientes do Nubank estejam sempre atentos a tentativas de contato suspeitas e
evitem fornecer informações pessoais ou senhas por meio de ligações telefônicas
ou mensagens eletrônicas não solicitadas. A prevenção é fundamental para evitar
cair em golpes e garantir a segurança financeira.
Recomenda-se
muita cautela e não retornar as ligações e mensagens recebidas, não passar os
dados pessoais, senhas, e jamais efetuar PIX. Em caso de dúvidas, entre em
contato com o Procon pelo telefone (54) 3520-7089 ou pelo e-mail
procon@erechim.rs.gov.br ou através do site da prefeitura, pelo aplicativo Sys
Cidadão ou presencialmente na Rua Itália, 135 – Centro de Erechim.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim