Escola N. Sra. das Graças de Suzana, Marcelino Ramos: Projeto Laranjeiras Sustentáveis, Frutos Saudáveis

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora das Graças de Suzana, município de Marcelino Ramos, é uma escola do campo que atende em torno de 20 estudantes, todos do meio rural, com turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental anos finais.

Neste ano de 2024, a escola tem como projeto piloto: “Laranjeiras Sustentáveis, Frutos saudáveis: a produção da laranja orgânica junto à comunidade”, visando um estudo sobre a laranja, seu cultivo de maneira orgânica, manejo e pesquisa sobre suas propriedades. Este projeto foi selecionado para ser exposto na Expointer/2024, em Esteio-RS.


Este projeto visa explorar os benefícios e desafios do cultivo da laranja de forma sustentável e livre de produtos químicos sintéticos. Ao adotar métodos de agricultura orgânica, o projeto busca promover a saúde do solo, proteger a biodiversidade local e oferecer aos consumidores frutas mais saudáveis e nutritivas.

Além disso, o projeto pretende investigar práticas de manejo integrado de pragas e doenças e o uso eficiente de recursos naturais. Através da educação e da conscientização, o projeto visa incentivar a adoção de práticas agrícolas mais sustentáveis e o consumo responsável de alimentos, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente e o bem-estar da comunidade local.

Muitos de nossos estudantes têm produção de laranja para seu consumo e temos alguns que também produzem para venda, como por exemplo a família do aluno Ian Chapuis Ruhmke, que nos proporcionou a visita ao pomar.

Para auxiliar na realização deste projeto a escola conta com o apoio da Cecafes, uma vez que adquire produtos desta cooperativa para a merenda escolar.

No dia 15 de maio, quarta-feira, realizamos uma tarde de campo junto ao pomar orgânico, a fim de adquirir conhecimentos sobre plantio, adubação, cuidado do solo, fertilizantes naturais, etc. Os estudantes ficaram maravilhados com o conhecimento passado pelo agrônomo Fred da Cecafes.

 Por: Eliane Tasca ASCOM CECAFES

 

Categoria:

Deixe seu Comentário