Notícias da Diocese de Erechim – Curso anual para padres, diáconos permanentes e o Bispo

Curso anual para padres. diáconos permanentes e o Bispo

Nesta segunda e terça-feira, das 08h30 às 17h, no Auditório São José, sobre a saúde integral dos padres e diáconos permanentes com assessoria do Pe. Sérgio Lucas Câmara, mestre e doutor em psicologia, especialista em luto, professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Encontro de formação para leigos e leigas

Nesta segunda-feira, das 19h às 21h, no Auditório São José, sobre o luto familiar, com o assessor do curso para padres e diáconos permanentes, Pe. Sérgio Lucas Câmara, com participação de 4 leigos e leigas, ministros, especialmente agentes de Pastoral da Esperança de todas as Paróquias. Se alguma Paróquia não preencher comunicar para se para outra.

Festa de São Cristóvão na Paróquia e Bairro do mesmo nome em Erechim

Desde esta sexta-feira até sábado próximo está em andamento a novena preparatória da festa do padroeiro da Paróquia São Cristóvão, Erechim, tendo como enfoque “Com São Cristóvão, pedimos: Senhor, ensina-nos a rezar na vida da comunidade”. A festa, no próximo domingo, tem a seguinte programação: às 06h, Missa com os trabalhadores; 08h30, procissão motorizada saindo em frente à igreja São Pedro; 10h, Missa festiva na igreja São Cristóvão; 14h, Bênção com o Santíssimo Sacramento no mesmo local. As celebrações serão presididas pelo Pároco, Pe. Maicon André Malacarne.

Bênção de veículos e motoristas na festa de São Cristóvão: Como o Santo é padroeiro dos motoristas, sua festa tem abrangência regional e grande afluxo de pessoas que buscam a bênção por sua intercessão. A bênção de motoristas e suas conduções será das 13h30 às 17h de sábado, em 13 locais; das 08h às 12h de domingo, na BR 153, em frente à Construtora Viero e no Posto Nonemacher; das 07h às 15h, em frente à igreja São Cristóvão.

Quarto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

Na oração do Ângelus de 31 de janeiro de 2021, Papa Francisco anunciou a instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos para ser celebrado no último domingo de julho, por sua proximidade com a memória litúrgica de São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus. Assim, domingo próximo transcorrerá o quarto dia mundial dessa comemoração. A mensagem do Papa para aquele dia se intitula “Na velhice, não me abandones”, versículo 9 do Salmo 71. Enfatiza que Deus nunca abandona os seus filhos; nem sequer quando a idade vai avançada e as forças já declinam, quando os cabelos ficam brancos e a função social diminui, quando a vida se torna menos produtiva e corre o risco de parecer inútil.

Francisco exorta contrapor à atitude egoísta que leva ao descarte e à solidão o coração aberto e o rosto radioso de quem tem a coragem de dizer "não te abandonarei!" e de seguir um caminho diferente. Envia a sua bênção aos queridos avós e idosos e às pessoas que cuidam deles, acompanhada pela oração, solicitando que não se esqueçam de rezar por ele.

Há 125 anos, a primeira transmissão da voz por ondas de rádio

Foi realizada pelo Pe. Roberto Landell de Moura, nascido em Porto Alegre em 1861. Estudou em Roma, Itália, onde foi ordenado presbítero. Esteve na França, nod Estados Unidos, e São Paulo, onde trabalhou em algumas paróquias. Faleceu em 1928 em Porto Alegre, onde foi Pároco da Paróquia do Menino Deus e Vigário Geral da então Diocese da capital do Estado. A primeira transmissão da voz humana através de ondas de rádio foi realizada por ele em São Paulo, no dia 16 de julho de 1899, e pôde ser ouvida a 4 quilômetros de distância, entre o Colégio Santana, na zona norte de São Paulo, e a Ponte das Bandeiras. Mas o invento não é reconhecido a ele, por falta de registro. Porém, muitos historiadores o reconhecem.

Por Pe Antonio Valentini Neto - Chanceler Diocesano

Categoria:

Deixe seu Comentário