Atraso nas etapas do projeto da Ponte da RS 211 preocupa prefeitos
Licitações foram realizadas somente no final de 2020. Empenho aconteceu em dezembro de 2019
Na corrida contra o tempo para conseguir entregar todas as etapas do Projeto da Ponte da RS 211, o prefeito de Campinas do Sul, Paulo Sérgio Battisti e de Ronda Alta, Marcos Miguel Beux, se reuniram em audiência com o diretor-geral do DAER, Luciano Faustino da Silva, nesta quarta-feira 20, em Porto Alegre.
Na pauta, os chefes dos executivos apresentaram ao diretor-geral a situação do Projeto da Ponte sobre o Rio Passo Fundo. Atualmente está sendo realizada a sondagem, que deverá ficar pronta dentro de 40 dias, mas ainda faltam a outorga d’água e o projeto hidrológico. Depois dessas etapas é que será realizado o projeto Executivo e então encaminhado ao DAER. Na sequencia é que toda essa documentação vai para a apreciação do Ministério. O prazo final está estipulado em julho de 2021.
“Estivemos com o diretor-geral do DAER para explicar e sensibiliza-los quanto ao andamento das etapas, que estão atrasadas, e nós precisamos da ajuda do DAER para que tudo seja apreciado com muita rapidez”, explicou o prefeito Battisti. “O engenheiro até ficou surpreso com o andamento das etapas, pois segundo ele, era para já estar em fase final”, frisou o prefeito.
Entenda o atraso
O recurso de R$ 9 milhões já empenhado pelo governo Federal aconteceu no final de dezembro 2019. No início de 2020, o governo de Campinas do Sul deveria ter realizado os processos licitatórios, mas só lançou os editais no fim de setembro e início de outubro. Foram praticamente nove meses sem ação alguma. O prazo que todo o projeto seja aprovado pelo Ministério de 28 de julho de 2021 – ou seja, a documentação precisa chegar em Brasília com certa antecedência a data, caso contrário corre-se o risco de perder o empenho.
Datas
Licitação dos Estudos Ambientais – edital lançado em 29 de setembro de 2020
Licitação de Sondagem – edital lançado em 30 de setembro de 2020
Licitação do Projeto Executivo – edital lançado em 1º de outubro
Foto/ Divulgação