Bancos fecham 1,7 mil agências e reduzem 10 mil postos de trabalho
Levantamento com balanços de
grandes instituições indicou o encerramento de 5 mil caixas eletrônicos
Os quatro maiores bancos do
país fecharam juntos 1.692 agências bancárias e postos de atendimento em 2020,
segundo balanços a investidores publicados neste início de ano pelo Itaú
Unibanco, Bradesco, Santander e Banco do Brasil. A Caixa, que completa a lista
dos cinco grandes bancos do país, ainda não divulgou seus resultados finais do
ano passado.
O fechamento de agências e
postos atingiu 8,8% de espaços que os bancos disponibilizavam no final de 2019.
O número caiu de 19.052 para 17.360 e confirma uma tendência já verificada em
outros anos e que foi intensificada com a pandemia de Covid-19: a de redução de
espaços físicos e a tentativa de substituir quase todos os procedimentos feitos
presencialmente pelo uso dos canais digitais.
As instituições aproveitam o
cenário de restrições de funcionamento, que forçou a população a se adequar
mais rapidamente ao novo modelo, e o lançamento de novos serviços como o Pix. A
tendência contra o atendimento presencial é reforçada ainda por outros números
presentes nos balanços. Os quatro bancos juntos eliminaram 4.954 caixas
eletrônicos de suas redes próprias, sem considerar os caixas 24 horas. O número
representa queda de 4,7% em relação aos 104,5 mil equipamentos que operavam em
2019.
Há também redução no número de
funcionários. Em dezembro, os bancos tinham juntos 10.832 menos empregados do
que no ano anterior, queda de 3,2% do total de 333.387. Por outro lado,
aumentam os investimentos e iniciativas que envolvem os canais digitais dos
bancos e novas tecnologias. Veja alguns números por banco.
Bradesco
O banco foi o que mais fechou
agências: 1.083 de um total de 4.478. O número não considera PABs (Posto de
Atendimento Bancário), que são pequenas agências dentro de empresas e que não
são descriminadas de forma isolada no balanço do banco. O Bradesco cortou ainda
3.206 caixas eletrônicos próprios e diminuiu em 7.754 o quadro de mais de 97
mil funcionários de 2019.
Ao mesmo tempo, o banco teve
incremento de 23% de usuários que acessam as contas pelo celular, aumentando as
transações no aparelho em 22%. Por outro lado, despencaram nos guichês no ano
que os bancos funcionaram quase que integralmente com horário e público
reduzidos.
“Esse movimento permitiu que
intensificássemos a racionalização da nossa rede”, afirmou o presidente
executivo do banco, Octavio de Lazari Jr, na divulgação dos resultados do
quatro trimestre de 2020. Ele afirma que o banco continuará "aproveitando
as oportunidades geradas pela mudança de comportamento dos clientes". A
estimativa para 2021 é fechar outras 450 agências.
19/02/2021
| 7:22
R7