NORDESTE COMPRA 37 MILHÕES DE DOSES PARA O PAÍS

Governadores do Nordeste formalizam compra de 37 milhões de doses da Sputnik V; vacina entra no Plano Nacional de Imunização

Imunizante fabricado na Rússia será distribuído para todo o Brasil, mas ainda não foi aprovado pela Anvisa. Ministério da Saúde prevê começar entregas a partir de abril.

O consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da vacina russa Sputnik V. A informação foi confirmada neste sábado (13) pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), presidente do consórcio. O anúncio foi feito com o Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que a pasta seja intermediária na aquisição das doses e para que as vacinas integrem o Plano Nacional de Imunização (PNI), para ser distribuída a todos os estados brasileiros.

Segundo a secretaria de comunicação do governo do Piauí, anteriormente a previsão era comprar 39 milhões de doses, mas durante a formalização do contrato o Fundo Soberano Russo informou que poderá produzir, nesta primeira compra, 37 milhões. O imunizante ainda não teve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao contrário das vacinas Oxford-AstraZeneca-Fiocruz e Coronavac.

"Comunicamos o fechamento do contrato e tratamos com o Ministério da Saúde os termos para que a gente mantenha um regramento em que se tenha vacina para todo o Brasil e assim foi acertado com a procuradoria dos estados, equipe jurídica do Ministério e advocacia geral da união para que até segunda-feira [15] o Ministério entre como interveniente e garanta que as 37 milhões de doses a partir de abril serão para todo o Brasil", declarou o governador.

Ele disse ainda que todas as vacinas compradas por qualquer órgão público ou privado, neste momento, serão destinadas ao Plano Nacional. "Toda vacina comprada por municípios, estados ou entidades privadas, será para o plano nacional de imunização e a distribuição será conforme a regra de fase 1, 2, 3 e 4 do Ministério da Saúde, conforme grupos prioritários", disse Wellington.

O imunizante já entrou no cronograma do Ministério da Saúde, após acordo entre os governadores, com entregas previstas para abril, maio e junho. O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que 2 milhões de doses devem ser entregues em abril. Segundo ele, todo o Brasil deve ser atendido e o país "não pode entrar numa lógica de salve-se quem puder".

"O fato é que finalizamos a compra, 2 milhões de doses serão entregues agora em abril, 5 milhões em maio, 10 milhões no mês de junho e 20 milhões no mês de julho”, informou o governador da Bahia, Rui Costa (PT).

Com a aquisição destas doses, de acordo com Wellington, o Brasil conseguirá atingir a meta de 50 milhões de pessoas vacinadas.

Por G1 PI

13/03/2021 16h17  Atualizado há 4 horas

Categoria:

Deixe seu Comentário