URI - ESCOLA DA URI DESENVOLVE UMA FORMA DIFERENCIADA PARA ESTUDAR GEOGRAFIA
(Projeto trouxe maior compreensão sobre a localização dos bairros no mapa da cidade, entre outros aspectos)
A localização é um dos
princípios da Geografia, pois todo fenômeno físico ou humano precisa ser
localizado. Ensinar Geografia, partindo do espaço de vida dos alunos, torna-se
significativo e instigador, já que se trata de um espaço comum. A alfabetização
cartográfica visa ampliar um pouco o estudo do espaço vivido pelos alunos e as
relações que eles podem estabelecer entre o seu e outros espaços.
Pensando nisso, as turmas de
2° ano, da Escola de Educação Básica da URI Erechim, desenvolveram o projeto “A
cada passo, um novo espaço”, coordenado pelas professoras Daniele Lucini,
Monise Orso e Geovana Miotto.
O projeto buscou facilitar o
entendimento das crianças a respeito do espaço e da localização da sala de
aula, da escola, da rua e do bairro, possibilitando uma compreensão sobre
direção e pontos de referência. Além disso, desenvolveram noções de
transformação e de permanência que ocorrem no espaço no decorrer do tempo,
compreendendo que, na paisagem, convivem elementos do passado e do presente.
Os alunos tiveram a
oportunidade de conhecer e estudar melhor a escola, a rua e o bairro,
realizando diversas atividades que culminaram na construção da maquete da sala
de aula, na localização dos bairros no mapa da cidade e na atividade artísticas
de transformação das paisagens.
Setor
de Comunicação URI