NOVENA DO PADROEIRO DOS MOTORISTAS E DA PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO

Paróquia São Cristóvão em novena de seu padroeiro e do padroeiro dos motoristas

Pe. Edegar Passaglia, vigário paroquial da Paróquia N. Sra. da Salette, Três Vendas, Erechim, presidiu a missa do primeiro dia da novena da festa do padroeiro da Paróquia São Cristóvão e padroeiro dos motoristas, nesta sexta-feira, dia 16, festa de N. Sra. do Carmo. A missa foi concelebrada pelo pároco e vigário paroquial, Pe. Anderson Francisco Faenello e Pe. Severino Orso. Pe. Anderson, que preside sua última festa na Paróquia, pois em breve estará em Roma para estudos na Academia Eclesiástica, motivou a acolhida à imagem do padroeiro.

A novena e missa do dia da festa estão tendo a transmissão do Facebook e canal do Youtube do Santuário Diocesano.

A novena e a festa têm como tema “Com São Cristóvão cuidar e amar”. Cada dia da novena propõe um aspecto da vida a ser amado e cuidado. Assim, cuidar e amar a família, a comunidade, quem cuida, os doentes e enfermos, os migrantes e estrangeiros, os trabalhadores e empreendedores, e no tríduo final cuidar e amar na fé, na esperança e na caridade.

Na homilia, Pe. Edegar, abordando o enfoque da noite, “cuidar e amar a família”, ressaltou que se trata de duas dimensões da vida e convidou a todos a se perguntarem como as estão vivendo. Observou que não se pode separar uma da outra. Cuidando, se ama. Quem ama cuida. Referiu-se à importância fundamental da catequese, da iniciação à vida cristã na família. Recordou que para a Igreja a família tem a vocação de ser Igreja doméstica. Testemunhou que fica edificado quando, em visita e bênção das famílias, encontra crianças ainda pequenas que acompanham bem as orações, sinal claro do ambiente espiritual das mesmas. Pe. Edegar apontou para alguns valores fundamentais que a família deve cultivar, a partir da leitura da missa, a misericórdia e o perdão, a esperança para superar os momentos difíceis, como os da pandemia, a fé e a confiança em Deus. Observou que a família tem também defeitos que devem ser superados com a compreensão e o esforço de seus membros. Comentando o evangelho, a peregrinação da Sagrada Família ao Templo de Jerusalém quando Jesus tinha 12 e lá ficou sem os pais o perceberem, acentuou a importância de a família se ocupar com as coisas de Deus como Jesus.


Os outros dia da novena

No sábado, 17, Cuidar e amar a comunidade/Igreja, com a presidência do Pe. Lucas André Stein; domingo, 18, Cuidar e amar quem cuida (profissionais da saúde),  Pe. Jóssi Golembiewski; 4º dia, 19, segunda-feira, Cuidar e amar os doentes e enfermos,  Pe. Olírio Streher; 5º, terça-feira, 20, Cuidar e amar os migrantes e estrangeiros, Pe. Severino Orso; 6º dia, quarta-feira, 21, Cuidar e amar os trabalhadores e empreendedores,  Pe. Valtuir Bolzan; 7º dia, quinta-feira, 22, Cuidar e amar na fé, Mons. Cleocir Bonetti; 8º sexta-feira, 23, Cuidar e amar na esperança,  Pe. Jair Carlesso; 9º dia, sábado, 24, Cuidar e amar na caridade,  Dom Adimir Antonio Mazali. Dia da festa, domingo, 25, Com São Cristóvão, cuidar e amar, padres da paróquia.


PROGRAMA DO DIA DA FESTA, 25:

6h: Missa com os trabalhadores da festa

8h30: Saída da procissão da paróquia São Pedro

10h: Missa campal em frente à Igreja São Cristóvão

14h30: Bênção do Santíssimo e da Saúde

Locais para a bênção aos carros e motoristas

Sábado, 24 de julho, das 13h30 às 17h:

Av. Sete de Setembro – em frente ao Seminário de Fátima; Posto Unetral – BR 153; Posto Nonemacher – BR 153; Agropecuária Mafevis – Bairro Atlântico; Posto Colina – saída para Gaurama; Auto Posto Ajax – R. Sergipe; Móveis Michelon – Rua Pernambuco (Parque Malinowski); Igreja Matriz São Pedro; Auto Peças Malacarne – Rua Alemanha; Maxi – Posto Três Vendas (próximo à Igreja matriz); Posto Parada Certa – Loteamento Cotrel.

Domingo, 25 de julho,

Junto à Igreja Matriz S. Cristóvão, das 7h30 às 15h; No Posto Nonemacher e na Construtora Viero (BR 153), das 8h às 12h.

Programação Social

A partir do dia 13 de julho, na Secretaria da Paróquia, venda de bolachas e fichas de churrasco para ser retirado no domingo da Festa.

Quinta-feira, 22 de julho, a partir das 11h, venda de assados, mondongo, cucas, pães, bolachas, doces e fichas de churrasco.

Sexta-feira, 23 de julho, a partir das 10h, venda de assados, mondongo, cucas, pães, bolachas, doces em geral e fichas de churrasco.

Sábado, 24 de julho, durante todo o dia, venda de assados, mondongo, cucas, pães, bolachas e doces em geral.

Domingo, 25 de julho, venda de assados e doces e entrega de churrasco.

Texto e Foto: Padre Antonio Valentini Neto Chanceler Diocesano

Categoria:

Deixe seu Comentário