Projeto da UFFS analisa o crescimento intraurbano de Erechim

Foto: (Diversos estudos já apontaram que nem sempre o crescimento é justificado pela demanda habitacional (Créditos: Wagner Lenhardt/Divulgação/UFFS)

Iniciativa tem como foco debater o adensamento na área central e a expansão de novos loteamentos nas áreas periféricas da cidade

Debater o crescimento intraurbano de Erechim, seus agentes, elementos de regulação urbanística, o atendimento à demanda habitacional e ao direito à cidade: este é o objetivo de um projeto desenvolvido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A iniciativa tem como foco a realização de encontros virtuais temáticos, sempre com a participação de convidados de diferentes instituições e da comunidade acadêmica.

O projeto é desenvolvido por professores do mestrado, da licenciatura e do bacharelado em Geografia, vinculados ao Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (Netap). Participam também professores do curso de Arquitetura e Urbanismo, técnicos-administrativos e estudantes da UFFS, além de colaboradores externos.

Conforme a professora Juçara Spinelli, coordenadora do projeto, as cidades brasileiras de porte médio vêm apresentando, nas últimas décadas, maior crescimento em comparação às metrópoles e cidades de grande porte.

Esse crescimento, em grande parte, é reflexo da reestruturação econômica e produtiva regional, cuja dinâmica intraurbana acaba por ancorar novos investimentos (indústrias, redes de comércio e serviços especializados, entre outros) e atrair pessoas que se movimentam pendularmente a trabalho, a estudo ou em busca de outros serviços e atividades, ou que acabam por residir de forma fixa na cidade – aponta a docente.

Diversos estudos já apontaram que nem sempre o crescimento é justificado pela demanda habitacional, ou suprimento do deficit já existente, mas pela busca, pelo mercado, da constante valorização imobiliária e atividades rentistas a partir da locação de imóveis ou parte deles. Diante desse cenário, buscamos debater essa dinâmica para compreender as lógicas que configuram esse crescimento, com forte adensamento na área central e vasta expansão de novos loteamentos nas áreas periféricas em Erechim – explica Juçara.

No dia 16 ocorreu o primeiro debate, que teve como tema a dinâmica da expansão urbana em Erechim. Mais de 30 pessoas participaram da atividade. A convidada foi a arquiteta e urbanista Chaelin Dall’ Agnol Fiorentin, mestra em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Os encontros são abertos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional. Confira abaixo a programação prevista para os próximos três meses, sempre no horário das 18h às 19h30, de modo remoto, pelo Webex https://uffs.webex.com/meet/jucara.spinelli.

A coordenação do projeto informa que as datas podem mudar, assim, é necessário verificar a programação atualizada na página https://www.uffs.edu.br/campi/erechim/eventos-erechim.

13 de setembro

Tema: Habitação e Planejamento

Painelista: Jorge Psidonik

18 de outubro

Tema: Plano Diretor e instrumentos de regulação

Painelistas: Daniella Reche e Juçara Spinelli

22 de novembro

Tema: Setor imobiliário e expansão urbana (Seminário de finalização)

Painelistas: Darlan Fabiane, Rafael Kalinoski, Chaelin Fiorentin e Juçara Spinelli

 

Wagner Lenhardt Jornalista

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

(54) 3321-7063 | Jornalismo: (54) 3321-7054


Categoria:

Deixe seu Comentário