Conheça como funciona o CRAS II do Bairro Linho
O Centro de Referência em
Assistência Social (CRAS) é uma unidade de Proteção Social Básica do Sistema
Único de Assistência Social (SUAS), que tem por objetivo PREVENIR a ocorrência
de situações de vulnerabilidades e riscos sociais nos territórios que atuam,
como é o caso do CRAS II, no bairro Linho. A unidade está localizada na Rua
Zero Hora, 169.
O CRAS II possui como equipe profissional com duas estagiárias, um agente executivo, uma psicóloga, duas pedagogas sociais e três assistentes sociais. O horário de atendimento é das 7h30 às 17 horas. O telefone para contato é (54) 3520-7054.
Atendimentos aos usuários
O espaço oferece o Serviço de
Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos, o qual realiza uma vez
por semana uma oficina com atividades esportivas e uma oficina de dança. O
serviço atende 44 idosos. Devido a pandemia da Covid-19, algumas atividades
passaram a acontecer através de grupos de WhatsApp e através do Projeto Visita
no Portão.
Além disso, o CRAS II também
tem o serviço de Convivência para Crianças e Adolescentes, oferecendo uma vez
por semana oficina com atividades esportivas, oficina de cidadania e oficina de
customização.
Já as mulheres participam de
atividades como oficina de edredom e curso de chinelos, direcionados a
beneficiárias do Programa Bolsa. As mulheres cadastradas no CadÚnico participam
uma vez por semana de uma oficina de artesanato. Algumas usuárias também
participam de oficinas que são oferecidas pela Coordenadoria da Mulher.
Todos grupos atendidos pelo CRAS II, recebem mensalmente intervenções técnicas por assistentes sociais ou psicólogos. Além disso, os recicladores das associações ‘A Favor da Natureza’ e ‘Reciclando Pela Vida’, também recebem essas intervenções, com temáticas definidas anualmente a serem trabalhadas.
A coordenadora Lígia Paula
Gonçalves, destaca que o CRAS II realiza atendimento individualizado e grupal,
encaminhamentos par ao mercado de trabalho, visitas domiciliares e inúmeras
situações advindas de Conselho Tutelar, Ministério Público, Judiciário e de
toda rede sócio assistencial.
"Estamos sempre de portas
abertas para receber toda e qualquer situação que necessite do nosso olhar, da
nossa escuta pois, entendemos que estamos vivendo um momento delicado, em que o
trabalho da Política de Assistência Social está sendo essencial para as
famílias que estão sendo afetadas diariamente pela pandemia”, finaliza.
Texto e Foto: Ascom