Hospital Santa Terezinha reforça importância de parcerias no projeto SANTA em Ação

A Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHSTE) é um hospital de referência para a cidade de Erechim, região, macrorregião e Rio Grande do Sul, quando se fala em Central de Leitos/SUS. O hospital também é referência para três Coordenadorias Regionais de Saúde, por ter habilitação e credenciamento de vários serviços de Alta Complexidade (MAC).

“Dada a relevada importância da Casa de Saúde e partindo do pressuposto que a instituição necessita, de acordo com a sua capacidade orçamentária, buscar, de forma permanente, avanços físicos e tecnológicos, bem como efetivar demandas que foram alvo de apontamentos e que necessitam ser regularizadas, como, por exemplo as escadas de emergência, elencou uma série de melhorias através do projeto Santa em Ação”, explica o diretor Executivo do hospital, Jackson Arpini.

O projeto visa alocar recursos financeiros através de projetos específicos, de acordo com a demanda e valor prospectado. No rol de demandas estão contempladas, obras e equipamentos de curto, médio e longo prazo, mas que precisam ser pensadas, para que a instituição possa ampliar o acesso, qualificar os serviços e aumentar sua capacidade resolutiva, priorizando sempre os usuários da Rede Regional de Saúde (RAS).

A intenção do projeto é alocar recursos dos entes parceiros mediante a apresentação de projetos, todos com sua fundamentação, objetivos, público alvo, necessidade e considerações.  Nesse sentido e entendendo que o financiamento da Saúde Pública, por força legal, se dá de forma tripartite (união, estados e municípios), os projetos serão entregues de acordo com a demanda e valor ao Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.  

Também, face ao regramento legal, aos parlamentares federais e estaduais que mantém relação de proximidade com a região e levando em consideração que 50% das emendas parlamentares são impositivas para a área da saúde, como também aos municípios e a Câmara de Vereadores de Erechim, que ao longo dos anos sempre tem destinado atenção prioritária ao Hospital Santa Terezinha.  

“Precisamos encontrar alternativas para efetivar demandas que envolvem valores expressivos e, acreditamos que bons projetos e parcerias podem ser o caminho de sucesso. Estamos priorizando os atendimentos da população que tem no Sistema Único de Saúde (SUS), única e exclusivamente, seu plano de saúde e laboramos com Tabelas SUS, defasadas há muitos anos, que comprometem a saúde orçamentária da instituição. Acreditamos, pela importância do Santa, que as parcerias públicas e privadas são a trajetória que nos levará a avanços, indispensáveis para a qualificação da estrutura”, disse Jackson Arpini.

Conforme o diretor Executivo, face à constatação dos números entende-se que é preciso ampliar as parcerias. “Nesse sentido vamos intensificar a interlocução com o Governo Federal (Ministério da Saúde) e com os parlamentares federais que mantém relação de proximidade com a região. Da mesma forma, ampliar o diálogo com o Governo do Estado (Secretaria Estadual de Saúde) e com os parlamentares estaduais, no sentido de captar recursos oriundos do ente estadual. Bons projetos e boas semeaduras podem render bons frutos e boas colheitas”, coloca o diretor da FHSTE.   

Para Jackson Arpini, na direção das sociedades/parcerias também é preciso estreitar a conversação com a sociedade civil, através das empresas e instituições públicas e privadas, para viabilizar, no tempo adequado, as relevantes obras que vão qualificar o Santa. “Importante destacar que várias demandas já estão em curso, outros em etapa inicial, mas temos que levar adiante a efetivação do intento, por essa razão já mantivemos vários contatos com parlamentares”, finaliza o diretor Executivo.


Texto e Foto: Ascom

Categoria:

Deixe seu Comentário