Encerramento da Semana da Pátria pela Liga da Defesa Nacional

Encerramento das atividades com a extinção do Fogo Simbólico e homenagem às bandeiras e canto do Hino Nacional ocorreu na Câmara de Vereadores de Erechim.

Evento realizado na Câmara de Vereadores pela Liga da Defesa Nacional contou com a presença do Prefeito Municipal Paulo Alfredo Polis, Presidente do Legislativo Ana de Oliveira e o representante do Poder Judiciário Diretor do Forum dr Marcos Luís Agostini, Comandante do 13º BPM Tenente Coronel Uílson Leri Cecconello, Presidente da LDN Capitão Altemar Dutra, conselheiros da Liga, integrantes do Coro da Uri Erechim, 19ª Região Tradicionalista do MTG, Força Voluntária do Alto Uruguai, Defesa Civil, representantes dos homenageados, imprensa e demais convidados.


Neste ano, o tema Nacional da Semana da Pátria foi o Hino Nacional Brasileiro. O tema Regional, a participação dos gaúchos na 2ª Guerra Mundial e o tema Municipal, o Hino de Erechim.

A programação, coordenada pela Liga de Defesa Nacional (LDN) – Núcleo de Erechim, definiu como homenageados os compositores do Hino Erechinense, Oswaldo Elemar Engel (in memoriam), Franz (Frederico) Schubert (in memoriam) e Terezinha Becker Dilélio.

A entidade homenageada foi o Coro da URI Erechim, que gravou um vídeoclipe interpretando o Hino de Erechim, também apresentado na solenidade desta manhã.


Representando Oswaldo Elemar Engel, seu primo irmão Cézar Kraische que fez um breve histórico da vida da família, que saiu de Getúlio Vargas para residir em Erechim. Lembrou do amor que Oswaldo Engel tinha pela cidade, pela música e todas as bandas que foram formadas na época pela família Kraische e Engel. Disse que Osvaldo também foi professor de música em sua casa e dava aulas na escola que hoje leva seu nome. Sua felicidade residia em tocar piano, alegrando as festas nos clubes da cidade e municípios vizinhos. Fez a revisão do Hino de Erechim, também integrou o Quinteto Lírico e emprestou sua contribuição paraa uma série de eventos culturais da cidade. Faleceu cedo, aos 47ano no mês de julho de 1969 vítima de um AVC. A família residia na Rua Valentim Zambonatto, onde hoje está a igreja dos Mórmons.


Representando a família de Franz Frederich Schubert, o Policial Civil do estado de São Paulo Anderson Amorim que é amigo da família, musico por excelência e hoje proprietário do Violino que pertenceu a Schubert. Fez o seu discurso e com seu violino, acompanhado do Maestro Gleisson Voichecowski no teclado executou belas melodias durante a cerimônia. Agradeceu a todos e disse ter se sentido muito bem acolhido em Erechim. Foi Frederich Schubert que fundou a Orquestra de Concerto de Erechim, aonde permaneceu até o ano de 1968, depois se transferiu para a cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro, onde morreu em 1978. Além da orquestra, ele criou uma banda municipal, uma orquestra infantil, um conjunto de câmara infantil e é o autor da música do Hino de Erechim.


Representando a autora da letra do Hino de Erechim, professora Terezinha Becker Dilélio que hoje está com 89 anos e reside em Porto Alegre, estiveram na cerimônia, seus filhos Flávio e Lia Mara. O Filho Flávio Dilélio foi o responsável pelo discurso e destacou o amor que a família ainda mantém por Erechim. Fez um breve relato das atividades de sua mãe, como professora de língua portuguesa, mas também lecionava inglês, francês e alemão. Deu aulas em diversas escolas do município de Erechim e Região. Fascinada por poemas, hinos e cantos de louvor, exaltação à terra, à natureza, à pátria e estes poemas foram a inspiração para criar a letra do hino de Erechim com vista as comemorações do cinquentenário do município em 1968. Seu filho destacou que ela compôs diversos hinos, inclusive da cidade de Gaurama e também um mais recente em homenagem as Forças Armadas. Por fim agradeceu a todos pela linda homenagem e solicitou que professores ensinem e incentivem alunos das nossas escolas a aprender e cantar o Hino de Erechim.


Também usou da palavra o Presidente da Liga da Defesa Nacional Núcleo de Erechim Capitão Altemar Dutra. Agradeceu a todos que ajudaram a organizar o evento deste ano. Desde a chegada do Fogo Simbólico que foi acolhido no 13º BPM no dia 18 de Agosto e transferido para a Pira da Pátria no dia 1º de Setembro onde permanecia durante o dia, sendo que no período da noite ficava novamente na sede do Batalhão. Aproveitou o momento para destacar a importância da data em que se comemorar a independência do Brasil e lembrou que no ano que vem serão comemorados os 200 anos da Independência. História significativa e relevante que deve ser exaltada pelo amor à Pátria. Rebateu críticas infundadas que ocorreram por parte de uma minoria nas redes sociais, que sem conhecimento de causa fizeram comentários e inverdades sobre a organização da Semana da Pátria Erechinense. Por fim agradeceu a todos pela colaboração e presença.  


Prefeito Paulo Polis acompanha encerramento da Semana da Pátria

O prefeito Paulo Polis, destacou a importância do momento cívico dizendo que na Semana da Pátria é preciso ter respeito e saber olhar para o outro em sua essência. “Não precisamos pensar todos iguais para sermos o mesmo Brasil! Independência é respeito, é empatia, é liberdade, é diversidade, é força, é justiça, é felicidade e paz. E, é amar cada pedacinho do nosso chão, como nós amamos Erechim! Feliz 7 de setembro!”, finaliza o prefeito.

Texto: Edson Machado

Fotos: Ascom e Edson

Categoria:

Deixe seu Comentário