Cursos de Engenharia e Arquitetura da URI realizam projeto integrador
(Parklets representam um ambiente para uma nova experiência urbana)
A Área de Conhecimento das
Engenharias e Ciência da Computação da URI atua ativamente na formação de
profissionais qualificados e conectados à realidade regional, criando soluções
que atendam às necessidades demandadas pela sociedade no seu entorno.
Neste sentido, os mais de 90
alunos ingressantes em 2021, nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia
Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e
Engenharia Química, estão projetando parklets a serem implantados na cidade de Erechim
até o final deste semestre letivo – previsto para dezembro.
Segundo o Manual para
Implantação de Parklets na cidade de Porto Alegre, os parklets são ambientes de
caráter público que promovem a valorização do espaço urbano, incentivando a
vida ao ar livre, propiciando modos de vida mais saudáveis, fortalecendo a
diversidade e o convívio democrático dos cidadãos. Ainda, define que, por sua
característica pública e por se tratarem de uma intervenção nos espaços abertos
da cidade, devem ser totalmente acessíveis às pessoas com deficiência e com
mobilidade reduzida.
Embora sejam construídos
usando as mesmas diretrizes espaciais, seus designs são totalmente
personalizáveis, dando às pessoas a oportunidade de fazer parte da construção
da cidade em que vivem e de um espaço público apropriado para atender às suas
necessidades e valores. Neste contexto, os alunos estão atuando em equipes
multidisciplinares e foram desafiados a incluírem em seus projetos conceitos e
tecnologias vinculados a Sociedade 5.0, como cidades inteligentes, gestão
eficiente, sustentabilidade e acessibilidade, os quais estão presentes no
modelo de Graduação Ativa dos cursos envolvidos e são trabalhados transversalmente
ao longo da graduação.
Os parklets têm sua origem na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, onde, em 2009, o Departamento de Planejamento respondeu à abordagem flexível e divertida dessas intervenções temporárias criando um programa experimental. No Brasil, a porta de entrada para implantação destes espaços se deu por São Paulo, em 2014, onde dois anos mais tarde já haviam sido construídas 42 estruturas pela iniciativa privada e mais 32 foram projetadas pelo poder público.
Do ponto de vista social,
estes espaços representam mais um ambiente para as pessoas vivenciarem uma
experiência urbana diferente, incentiva outros meios de transporte – ajudando
na mobilidade urbana, acrescenta uma área verde, pode ser utilizado como palco
cultural para eventos, gera maior visibilidade e crescimento aos negócios
locais, traz elementos tecnológicos que facilitam o dia-a-dia das pessoas e,
ainda atua na promoção de maior segurança, com a apropriação dos espaços
públicos por parte da população. Por outro lado, os parklets são vistos como
uma tendência, uma vez que subsidiam o convívio social seguro e adequado em
relação às medidas de enfrentamento ao COVID-19.
Durante o Projeto Integrador,
os alunos estão sendo orientados pelos professores Cristina Vitorino da Silva,
Jessie Carvalho Bruhn, Cássio Luciano Baratieri, Darllan dos Santos, Marco
Antônio Sampaio Ferraz de Souza e Rogério Dal Lago, e resultarão no projeto
completo de cinco parklets. Para viabilizar a implantação dos espaços
projetados, a universidade busca parceiros públicos e privados.
Setor de Comunicação
URI Erechim