Romaria de Fátima iniciou com a Procissão da Novena
Nossa Senhora do Rosário de
Fátima! Rogai por nós!
A novena este ano é de forma motorizada
Em vista das restrições por causa da pandemia Covid-19, também neste ano a procissão da novena de Fátima está sendo motorizada. A da primeira noite, às 20h desta sexta-feira, dia de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, no início da Semana Nacional da Vida, no Ano de São José e da Família Amoris Laetitia, teve início em frente à Catedral diocesana, seguindo o tradicional percurso da Av. Sete de Setembro até a esplanada do Santuário, seguida de missa. A procissão e a missa foram presididas pelo Bispo Diocesano de Erexim, Dom Adimir Antonio Mazali, concelebrada pelo Pe. André Lopes, coordenador da equipe de liturgia da Romaria, com a participação do diácono Leonardo Fávero e do Pe. Lucas Stein como cerimoniário, e a animação do canto e da música do Pe. José Carlos Sala, instrumentistas e cantores.
Na Capela da Reconciliação, anexa ao Santuário, com os devidos cuidados de prevenção à pandemia, houve atendimento de confissões. Nos dois lados do monumento, ministros davam a bênção aos motoristas e seus veículos. Por causa da participação restrita no interior do Santuário, fiéis, observando o distanciamento requerido, participaram da celebração nas proximidades do mesmo.
Dom Adimir iniciou sua homilia referindo diversos aspectos do contexto da novena e Romaria de Fátima deste ano – 70 do evento com muitas graças alcançadas e alegrias vividas; encerramento do jubileu de ouro da Diocese, celebração de Santa Teresinha do Menino Jesus, padroeira das missões, cujo se estava iniciando; Semana Nacional da Vida, da qual também se estava no começo, culminando com o Dia do Nascituro, sexta-feira próxima; Ano de São José e da Família Amoris Laetitia. O Bispo frisou que recordava estes diversos acontecimentos tendo presente o pedido de Maria em Fátima de conversão, penitência e oração para se alcançar a verdadeira paz, buscado realizar o que o tema da Romaria propõe, com Jesus, Maria e José, caminhar na esperança, e pedir o que seu lema sugere, “Caminha conosco, Senhor”, o mesmo do Ano Jubilar de Ouro da Diocese. Continuou sua reflexão lembrando Santa Teresinha e a partir das leituras da missa, que convidavam a mergulhar no convite à missão. O profeta Isaías testemunha sentir-se chamado por Deus antes mesmo de seu nascimento. Jesus envia seus discípulos a anunciar a Boa Nova da Salvação e fazer discípulos dele todos os povos, com a promessa de estar eles até o fim dos tempos. Dom Adimir destacou que todos os batizados são missionários, chamados a levar consigo a boa nova da vida em a abundância, imitando Maria, a primeira missionária do Pai, que em suas mensagens nas diversas aparições reconhecidas pelo mundo sempre lembra a misericórdia do Pai. Exortou a todos a seguir o caminho do amor na família, na comunidade e na sociedade, caminhando na esperança. Convidou também a todos a participar ativamente das atividades do mês e a estarem unidos na novena e na Romaria de Fátima.
Texto e Foto: Pe Antonio
Valentini Neto Chanceler Diocesano