UNIMED Erechim completa 50 anos

Unimed 50 anos Presente, passado e futuro

Um Feliz reencontro com a história

Aniversário com ampliação do hospital e homenagens

Há 50 anos, 26 médicos pioneiros abriram as portas do cooperativismo de saúde no Rio Grande do Sul, fundando a Unimed Erechim. Com o propósito de afastar a medicina da mercantilização, tornando o setor mais igualitário, ético e digno tanto para os profissionais quanto para pacientes, a Unimed local consolidou-se, ao longo do tempo, como uma das mais importantes instituições do Norte do Rio Grande do Sul, fruto de sucessivas gestões que colocaram o ser humano em primeiro lugar.


Hoje, a cooperativa, além de contar com hospital próprio – e que foi ampliado, passando a contar com novos leitos e um Centro de Terapia Intensiva (CTI), também oferece aos seus mais de 23 mil beneficiários, de 35 municípios da região, Laboratório de Análises Clínicas, três farmácias, Centro de Diagnóstico por Imagem, Clínica de Fisioterapia, serviço de saúde Ocupacional e de Medicina Preventiva, além do suporte de 13 hospitais parceiros, 58 clínicas de diagnóstico, 5 clínicas de fisioterapia, 17 laboratórios de análises clínicas e um banco de sangue conveniado.

Extensa programação

Para marcar o cinquentenário, a Unimed Erechim realiza extensa programação. As atividades, observando os protocolos sanitários, tiveram início no sábado (2), com solenidade que homenageou fundadores, entre os quais, Rubens Munaretto, Nilson Zaffari e o casal Ilson Romeu Schirmbeck; além dos presidentes, Sérgio Benito Maccagnini, Leonel Dario Lanius, Milton Serpa, e Alcides Stumpf. Também houve o jubilamento de 13 médicos cooperados.


Nessa terça-feira (5), a diretoria concedeu coletiva a imprensa, ocasião em que foi lançado um livro alusivo ao aniversário da instituição.


Na sexta-feira (8), à noite, a cooperativa recebe o presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, que participará de descerramento de placas, proferindo, também, palestra que remete aos 50 anos da Unimed gaúcha, fundada em junho de 1972, entidade à qual Erechim marcou presença no ato de constituição.

No sábado, (9), ocorrerá a entrega oficial das obras de ampliação do hospital; apresentação de escultura do artista plástico Paulo Amaral; bem como inauguração de Espaço Administrativo.

Encerrando o cronograma de eventos, nos dias 22 e 23 de outubro, será realizado o 1º Fórum Científico do Hospital Unimed Erechim.

Constância de propósito e os três pilares

De acordo com o presidente da Unimed Erechim, Luiz Felipe Barreneche Leães, o caminho trilhado pelos fundadores há 50 anos serviu de inspiração à construção de um sistema que privilegia a ética e o respeito ao usuário por meio da prestação de sérvios de excelência, remunerando de forma justa o trabalho médico. “Comprometidos com os princípios e valores que nos deram origem, construímos uma trajetória sustentada pela constância do propósito, sem perdermos de vista três pilares básicos: o cliente, a gestão e os cooperados. Os recentes avanços em serviços próprios, como o hospital, consolidam essa ideia e garantem a sustentabilidade do negócio no presente e para o futuro”, pontua Luiz Felipe.

Texto: ASCOM UNIMED ERECHIM

Fotos: Edson Machado

Categoria:

Deixe seu Comentário