Escola da URI e o projeto de incentivo ao aprendizado da Matemática
(Iniciativa permitiu a vivência que estimulou o raciocÃnio e as competências necessárias para as operações matemáticas)
Ideias e situações de natureza
matemática estão presentes em nosso dia a dia, nas atividades profissionais,
nas práticas de distintas culturas, em situações de contagem, medição e
cálculo. Além disso, a matemática pode aparecer em contextos que envolvem processos
de classificação, localização, explicação, organização, planejamento e em
atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras infantis.
Desse modo, é fundamental propiciar condições para que a criança possa vivenciar experiências que a levem a construir seus conceitos, desenvolver suas habilidades e competências de maneira que a mesma compreenda a relação da matemática com suas vivências cotidianas, tendo a oportunidade de construir seus saberes em diferentes nÃveis.
Com este objetivo, a Escola de Educação Básica da URI desenvolveu, durante o mês de outubro, o projeto Eureka com as turmas dos 3º anos da Educação Infantil, com a orientação das professoras Regina Faturi Busnello, Simone Tressi Benassi e TaÃse Alexandra Fontana.
Durante este perÃodo, as crianças
tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas e lúdicas que
estimularam o raciocÃnio e as competências necessárias para a realização das
operações matemáticas, além de incentivar uma atitude positiva em relação Ã
matemática em geral, valorizando sua utilidade, lógica e importância em cada
conceito estudado.
Por
Setor de Comunicação URI Erechim RS