Escola da URI e o projeto de incentivo ao aprendizado da Matemática

  (Iniciativa permitiu a vivência que estimulou o raciocínio e as competências necessárias para as operações matemáticas)

Ideias e situações de natureza matemática estão presentes em nosso dia a dia, nas atividades profissionais, nas práticas de distintas culturas, em situações de contagem, medição e cálculo. Além disso, a matemática pode aparecer em contextos que envolvem processos de classificação, localização, explicação, organização, planejamento e em atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras infantis.

Desse modo, é fundamental propiciar condições para que a criança possa vivenciar experiências que a levem a construir seus conceitos, desenvolver suas habilidades e competências de maneira que a mesma compreenda a relação da matemática com suas vivências cotidianas, tendo a oportunidade de construir seus saberes em diferentes níveis.


Com este objetivo, a Escola de Educação Básica da URI desenvolveu, durante o mês de outubro, o projeto Eureka com as turmas dos 3º anos da Educação Infantil, com a orientação das professoras Regina Faturi Busnello, Simone Tressi Benassi e Taíse Alexandra Fontana.


Durante este período, as crianças tiveram a oportunidade de vivenciar atividades práticas e lúdicas que estimularam o raciocínio e as competências necessárias para a realização das operações matemáticas, além de incentivar uma atitude positiva em relação à matemática em geral, valorizando sua utilidade, lógica e importância em cada conceito estudado.

Por Setor de Comunicação URI Erechim RS

 


Categoria:

Deixe seu Comentário