Procon divulga orientações sobre a Black Friday
Surgida timidamente há mais de
10 anos, a Black Friday já é um evento grande e consolidado no comércio
brasileiro. Muitos consumidores esperam a temporada de liquidações para fazer
compras e garantir descontos. De 2010 para cá, a data cresceu no Brasil, ganhou
corpo e se tornou popular para os consumidores. Em 2021, a data oficial da
Black Friday é esta sexta-feira (26), mas desde fim do mês passado muitos
lojistas já começaram a anunciar liquidações.
“Podemos dizer, com certeza,
que percebemos um amadurecimento do comércio em relação às promoções da Black
Friday. Ainda temos vários casos de desrespeito ao consumidor, publicidade
enganosa, até mesmo aumento de fraudes no período, mas, no geral, percebemos
que o cenário está mais pacificado. Nesse sentido, a atuação dos Procons foi, e
ainda é, muito importante no processo de conscientização de lojistas e
consumidores”, defende a diretora do Procon de Erechim, Andressa Battisti.
Confira outras orientações dos
técnicos do Procon:
Oportunidade única
- Cuidado com a tentação da
“oportunidade única”. O comércio eventualmente realiza liquidações,
principalmente, após as festas de fim de ano. Assim, se não puder gastar na
Black Friday, tudo bem.
O importante é se planejar na
hora da compra, evitando agir por impulso e gastar mais do que pode. Com
dinheiro em mãos, vale pechinchar descontos ainda maiores para pagamento à
vista. Para não se endividar, a dica é fazer uma lista de produtos que pretende
comprar.
Falsas promoções
É comum que empresas subam o
valor de produtos na véspera da Black Friday para depois baixar o preço,
simulando desconto. Isso é publicidade enganosa, o que é proibido por lei, e a
loja pode ser penalizada. Por isso, pesquise muito e acompanhe o histórico de
preços nas lojas físicas e virtuais dos produtos que pretende comprar.
Guarde o folheto ou a imagem da tela do computador com a demonstração do produto, valor, e também com informação do link, nome da loja, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível verificar se a oferta realmente foi cumprida.
Confirmação e entrega
Entre os problemas mais comuns
relatados na Black Friday estão as situações em que o consumidor finaliza uma
compra on-line e depois o pedido é cancelado. Também ocorre de o lojista
anunciar um produto com preço menor e, depois que o consumidor inclui o item no
carrinho de compras, o valor altera para cima. A dica aqui é a mesma: guardar
anúncios, e-mails, salvar as telas com as ofertas e confirmações das transações.
Ainda sobre vendas on-line, no
ano passado ganhou força um novo formato de negócio em que lojas físicas fecham
vendas pelo telefone celular, por meio de aplicativos de bate-papo. A
estratégia se configura como compra fora do estabelecimento comercial e,
portanto, valem as regras de comércio à distância.
A lei prevê prazo de sete dias
corridos para o consumidor desistir de uma compra à distância. O tempo para
arrependimento começa a contar após o recebimento do produto ou do serviço.
Em caso de pedido de
devolução, o valor a ser devolvido é o valor total pago pelo consumidor, o que
inclui o que foi pago pelo frete. O lojista é o responsável pela escolha e
contratação do transportador. Então, o prazo de entrega é de total
responsabilidade da loja e deve ser cumprido.
Produto com “defeito”
Itens comprados em
liquidações, e também peças de mostruário, têm os mesmos prazos de garantia
previstos em lei.
É possível reclamar, em até 30
dias, de problemas aparentes em produtos não duráveis. Para itens duráveis, o
prazo vai para 90 dias, contados a partir da verificação do dano.
Há casos em que os produtos
estão em promoção justamente por apresentarem pequenos “defeitos”. Nesses
casos, as avarias devem ser apresentadas ao consumidor e justificadas como
motivos para a aplicação do desconto. O consumidor deve ter ciência total do estado
do item antes da compra.
Mais dicas
– Desconfie de preços muito abaixo
da média, pois podem ser indícios de fraude.
– Tenha cuidado com ofertas
tentadoras enviadas por e-mail, por SMS, ou anunciadas nas redes sociais,
especialmente de lojas desconhecidas.
– Para se certificar que está
fazendo uma compra segura, nunca utilize computadores de acesso público. Para
verificar a segurança da página, clique num cadeado que aparece no canto da
barra de endereço ou no rodapé da tela do computador. O endereço da loja
virtual deve começar com https://.
– Ao efetuar as compras, prefira
pagar com cartão de crédito, e atenção com sites que só aceitam receber por
boleto ou transferência bancária, pois se tiver problema com a compra, é mais
difícil conseguir ressarcimento junto ao banco.
– Nunca informe dados do
cartão de crédito pelas redes sociais. Desconfie de lojista que solicita essas
informações.
– Todo site deve exibir o CNPJ
da empresa ou o CPF da pessoa responsável, além de informar o endereço físico
onde a loja possa ser encontrada ou o endereço eletrônico para que possa ser
contatada.
– A página virtual também é
obrigada a disponibilizar um canal para atendimento ao consumidor, o chamado
Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).
– Prefira comprar de lojas
reconhecidas ou indicadas por amigos e familiares. Pesquise a reputação em
sites que avaliam lojas virtuais. Os comentários de consumidores nas redes
sociais podem servir de suporte nesse caso.
Em resumo, para que você
compre o produto que você deseja, com o preço mais justo possível, o Procon
orienta para tomar cuidado com promoções falsas, verificar a precedência da
loja, não comprar por impulso, estar atento à possível diferenciação dos preços
de produtos e serviços em função da forma de pagamento, o que é permitido,
estar atento ao prazo de sete dias de arrependimento, consultar a política de
troca do estabelecimento, exigir nota fiscal e pesquisar o preço dos produtos.
Em caso de descumprimento de
ofertas, publicidade enganosa ou qualquer outro desrespeito ao direito do
consumidor, denúncias podem ser feitas pelo telefone (54) 3520-7089 ou pelo
e-mail procon@erechim.rs.gov.br ou presencialmente na sede do Procon na Rua
Itália, 135 no centro, das 8h30 às 17h, sem fechar ao meio-dia.
Texto e Arte: Ascom