Fisioterapia da URI faz apresentação de trabalhos do Projeto Integrador
(Apresentações fizeram parte do Projeto Integrador desenvolvido pelo Curso)
O Curso de Fisioterapia da URI
Erechim, pelo segundo ano, realiza as apresentações dos trabalhos da disciplina
de Projeto Integrador I e II, sob coordenação das Professoras Fernanda Dal’Maso
Camera e Janesca Mansur Guedes, coordenadora do Curso.
O Projeto Integrador é uma disciplina curricular do Curso que tem como objetivo central proporcionar aos acadêmicos vivências com vistas a observar, problematizar, teorizar, analisar e avaliar situações em ambientes de saúde. Com isso, proporcionar ao aluno a capacidade para o trabalho em equipes de forma interdisciplinar e multidisciplinar, assumir atitudes críticas e criativas em relação ao meio em que vivem e à profissão para a qual se preparam, além de compreender a relação entre os conteúdos ministrados e entender a importância da interdisciplinaridade e socialização entre colegas e professores, de forma transdisciplinar.
Segundo a Professora Fernanda, o tema escolhido para a realização do Projeto Integrador I, com a turma 2021, foi o “Efeito das Drogas na Saúde Humana”. O trabalho foi realizado em parceria com a Escola Érico Veríssimo, de Erechim, onde foi aplicado um questionário anônimo para verificar o grau de conhecimento dos alunos do ensino médio diurno em relação a alguns tipos de drogas como Narguilé, Cigarro Eletrônico, Maconha é Álcool e os efeitos na saúde humana.
Os acadêmicos, por outro lado,
foram estimulados a pesquisar sobre o assunto, aplicar instrumentos de
avaliação, avaliar resultados e confeccionar banners e resumos simples com os
dados dos trabalhos. Todo este trabalho foi apresentado aos alunos daquela
escola e em sala de aula para os colegas da turma.
Além disso, os alunos
prepararam palestras sobre os diferentes assuntos, que proporcionaram momentos
de informação, diálogo e troca de conhecimentos entre acadêmicos do curso e
alunos da escola.
Conforme a Coordenadora do
Curso, Janesca Mansur Guedes, “a disciplina de Projeto Integrador I proporcionou
uma vivência incrível aos nossos alunos neste primeiro ano do curso, bem como
um momento muito especial de troca de conhecimentos entre os alunos da escola e
os nossos acadêmicos”.
Já o Projeto Integrador II,
também sob responsabilidade da professora Fernanda, teve como tema principal a
“Humanização Ambulatorial de Pacientes Pós-Covid19” do Ambulatório de
Reabilitação da URI e de Doentes Renais Crônicos que realizam Hemodiálise na
Clínica Renal da Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST) de Erechim.
Neste projeto, os acadêmicos
da turma 2020 desenvolveram um trabalho
de humanização aos pacientes, familiares e profissionais da área da
saúde. O projeto foi desenvolvido durante todo o segundo semestre e teve a participação
dos professores tutores Diogo Tápia, Caren Maronesi, Keli Barbieri, Karine
Malys, Angélica Neumann e Zequiela Russo, que acompanharam diretamente todo o
trabalho, desde o planejamento das atividades, construção dos projetos bem como
a atividade extensionista nos diferentes espaços. Este trabalho foi
desenvolvido em parceria com o Ambulatório de Reabilitação da URI e com a
Clínica Renal do Hospital Santa Terezinha.
Conforme relato de alguns
acadêmicos, a realização destes projetos foi de extrema importância, pois
proporcionou vivências práticas desde o início do curso, além de promover e
despertar a participação em pesquisa e a extensão que é o grande diferencial da
universidade.
Por último, a coordenadora do
Curso, Janesca Mansur Guedes, ainda relatou que a disciplina do Projeto
Integrador agrega novas metodologias de ensino-aprendizagem, buscando inovação e
oportunizando atividades mais dinâmicas e práticas aos acadêmicos. “Dessa
forma, o aluno é o protagonista do seu processo de aprendizagem”, concluiu.
Texto: Setor de Comunicação
URI Erechim RS