Avaliação do Comitê de Desburocratização sobre 2021
Na última semana, estiveram
reunidos no Salão Nobre da Prefeitura, membros do Comitê Municipal de
Simplificação e Desburocratização de Erechim para apresentação do Relatório de
Avaliação 2021.
Os trabalhos, conduzidos pelo
secretário Geral de Governo, Edgar Marmentini, tiveram como objetivo realizar a
avaliação individual dos setores de licenciamento; revisão da legislação
municipal; apresentação de propostas de alterações no Plano Diretor e normas
referentes a Redesim; encaminhamento da classificação do grau de risco de
atividades econômicas; indicação de melhorias e atualizações constantes dos
equipamentos de informática; apontamentos de melhorias no sistema de informação
junto ao fornecedor do sistema de gestão de dados informatizados, com
implantação de serviços automatizados e inteligência artificial; sugestão de
automatização de serviços online, tais como, emissão de certidão de zoneamento,
disponibilização de abertura de processos de serviços ao cidadão online e por
aplicativos; além do encaminhamento e emissão de licenciamento ambiental e
sanitário online.
Conforme explica Marmentini,
na avaliação dos fluxos, observou-se um alinhamento básico entre os setores da
Sala do Empreendedor da Secretaria de Desenvolvimento, Licenciamento Ambiental
da Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde,
Cadastro Fiscal da Secretaria da Fazenda e IPUA-E.
“A partir de agora, se faz
necessária à coleta de dados junto aos representantes de classes profissionais
e empresariais, contadores e demais interessados, bem como dos setores internos
da Prefeitura, de modo que os dados internos e externos possam servir de apoio
para a elaboração do novo cronograma, e aprimoramento entre os trabalhos já
executados e os que serão desenvolvidos no próximo ano. Por isso, ao final
desta avaliação destacamos que, para simplificar e desburocratizar, é
necessária a mobilização de todos”, conclui Edgar Marmentini.
Texto e Foto: Ascom