Mudanças para este ano no ensino médio nas escolas públicas e privadas
O novo ensino médio, previsto
em uma lei aprovada em 2017, começa a ser implementado neste ano nas escolas públicas
e privadas brasileiras.
Entre outros pontos, o novo
formato prevê o aumento de horas letivas anuais, mudanças na grade curricular e
até no objetivo do próprio ensino médio.
O que antes poderia ser visto
como uma preparação para o ensino superior vai passar a ter um olhar voltado ao
mercado de trabalho. Isso porque a etapa de ensino será integrada a cursos
técnicos que farão o aluno deixar o ensino médio com um diploma de uma área
específica.
A carga horária vai aumentar
Todas as escolas públicas e
privadas terão que expandir o tempo dedicado ao ensino médio já a partir deste
ano. O tempo de aula que era de, em média, quatro horas por dia, passará a
cinco horas diárias. Com isso, no final do ano, o aluno terá cumprido mil horas
letivas anuais, um aumento de 200 horas em comparação com o modelo anterior.
Até 2024, quando a primeira
turma do novo ensino médio deverá estar concluindo a fase de ensino, os alunos
terão cumprido 3 mil horas letivas. A lei não determina, no entanto, se o
cumprimento da carga horária vai ser presencial ou a distância, mas a
legislação permite que 30% do ensino médio noturno e 20% do diurno seja
ministrado remotamente.
Nova grade curricular
Outra grande mudança do novo
modelo de ensino médio que entra em vigor neste ano é a grade curricular. As
disciplinas passarão a ser áreas do conhecimento, modelo já conhecido no Enem
(Exame Nacional do Ensino Médio) e outros vestibulares.
São elas: linguagens e suas
tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas
tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas. Essas áreas vão abranger
todas as disciplinas que já são trabalhadas em aula atualmente. Portanto,
nenhuma delas será removida da grade.
No novo modelo, os conteúdos
serão trabalhadas de maneira integrada nas salas de aula. Assim, assuntos de
artes poderão ser trabalhados junto aos conteúdos de história, por exemplo,
integrando e relacionando duas áreas distintas.
Projeto de vida
Mais uma novidade que passa a
integrar o ensino médio em 2022 é o chamado “projeto de vida”. Esse componente
transversal será oferecido nas escolas para ajudar os jovens a entenderem suas
aspirações, em um estilo de orientação.
O objetivo é ajudar o aluno a
compreender o que ele quer para seu futuro, ao mesmo tempo que entende como a
escola pode ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Isso deve ser refletido, por
exemplo, na escolha da eletiva que o estudante vai cursar. Não é especificado
se essa orientação deve ser feita por um profissional especializado, como um
psicólogo, ou se um professor ou profissional da unidade de ensino será
responsável pela função.
Itinerários formativos
Outra grande novidade do
modelo que pode ser aplicada em 2022 são os itinerários formativos. Eles serão
optativos, escolhidos de acordo com a vontade do estudante e da oferta da
instituição. As escolas podem oferecer as aulas já a partir deste ano, mas só
serão obrigatórias em 2023.
Foto: Agência Brasil
Por Redação O Sul