Projeto de Robótica Educacional é implantado nas Escolas Municipais de Erechim
Estudantes do 4° ao 9° ano das
Escolas de Ensino Fundamental terão acesso a conhecimentos que despertarão
interesse pela mecânica, elétrica, eletrônica, matemática, ciências, física e a
informática
Inovador e pioneiro na Educação Pública Municipal do Rio Grande do Sul e até do País. Assim pode ser definido o projeto de Robótica Educacional que está em funcionamento nas Escolas Municipais de Erechim, e que vai oportunizar aulas de robótica para 440 estudantes do 4° ao 9° ano. Na manhã desta quarta-feira (23), houve a aula inaugural no Centro de Formação Profissional José Oscar Salazar – SENAI Erechim, com a presença do prefeito de Erechim, Paulo Polis, a secretária de Educação, Verenice Teresinha Lipsch, e a diretora do SENAI – Erechim, Valquíria Grazziotin, Diretores, Professores, estudantes e comunidade.
Base para um futuro melhor
O prefeito de Erechim, Paulo
Polis, disse que o ensino de robótica vai proporcionar caminhos diferentes,
mais tecnológicos, e isso só é possível porque Erechim vive um bom momento. A
implantação da Robótica Educacional, afirma Polis, vai agregar muita qualidade
ao currículo do Sistema Municipal e ao ensino como um todo. “Estamos criando a
base para formar bons profissionais no futuro que irão poder buscar
reconhecimento profissional e salários maiores”, disse.
Polis disse que revolução não
se faz com armas, mas investindo em educação, e que este é o caminho mais
“profícuo”, produtivo, para alcançar os resultados. Por fim, o prefeito
agradeceu a colaboração e o trabalho de todos, da higienizadora até a diretora.
“A cidade que quer chegar ao topo precisa do esforço e talento de cada um de
nós”, disse.
E olhando para os jovens
estudantes, o prefeito Polis disse que eles representam o que o município tem
de melhor: “o capital humano”.
Noutro patamar
Emocionada, a Secretária de
Educação, Verenice Teresinha Lipsch, disse que esse é o primeiro passo de um
grande sonho, um compromisso assumido no plano de governo na área da educação
com a proposta de oportunizar um novo rumo para os estudantes do Sistema
Municipal de Ensino. “Proporcionar aos estudantes novos projetos aliados à
inovação tecnológica, conhecimento diferenciado e contextualizado no mundo, é
fundamental nos tempos de hoje”, disse.
Verenice ressalta que com o
ensino da robótica, a educação Pública Municipal se insere num patamar de alto
nível educacional, se equiparando às melhores escolas da rede privada,
possibilitando aos estudantes ter grandes conquistas na vida profissional.
“Continuem firmes e fortes, estudando, que as oportunidades aparecerão no
futuro”, disse a secretária aos estudantes de robótica.
Pronta para atender
A diretora do SENAI, Valquíria
Grazziotin, disse que é uma alegria imensa iniciar este projeto. “E mais uma
vez Erechim se destaca na educação, e sai na frente nas escolas públicas”,
disse se referindo ao ensino de robótica. Valquíria parabenizou a todos pela
implantação deste projeto, e afirmou que as exigências do curso são grandes,
mas que prepara os estudantes para este novo mundo tecnológico. “O SENAI está
pronto para atender a comunidade industrial e agora também os estudantes de
Erechim”, disse.
Robótica Educacional
A Robótica Educativa visa
levar aos estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas
municipais novos conhecimentos sobre tecnologia e ciência. Segundo Verenice,
com a robótica, eles aprenderão múltiplas linguagens, a ter raciocínio lógico,
capacidade de organização e dinâmica nas relações socioemocionais, no cotidiano
do trabalho em equipe, na solução de problemas do dia a dia, além de preparar
os estudantes para uma nova era tecnológica e inovadora.
“A proposta é para uma
Robótica lúdica, participativa, motivadora e que faça sentido aos estudantes e
que proporcione conhecimentos que somem experiências e potencializem as
capacidades.
Como funcionará
Os 440 estudantes do Ensino
Fundamental serão transportados das suas escolas de origem até as dependências
do SENAI. “Ali eles terão acesso a um ambiente moderno e adequado ao contexto,
com características de uma sala espaço maker, em que se tem contato com
ferramentas, geradores, impressora 3 D e um braço robótico”, afirma.
Fonte: Ascom