Secretaria de Meio Ambiente faz um alerta sobre a limpeza de terrenos
A Prefeitura de Erechim,
através da Secretaria de Meio Ambiente, alerta a todos os proprietários e/ou
inquilinos de imóveis localizados no município de Erechim a manterem limpos
seus pátios ou terrenos baldios, recolhendo todo o lixo depositado e efetuando
a roçada da capoeira.
Segundo o secretário da pasta,
Cristiano Moreira, orienta-se a efetuar a roçada dos terrenos baldios pelo
menos três vezes ao ano, intensificando a ação entre os meses de outubro a
abril, uma vez que o clima nestes meses favorece o desenvolvimento da
vegetação. Ainda, se faz necessário o recolhimento de todo o tipo de lixo que
venha a ser depositados nos terrenos, destinando-os adequadamente.
Tais ações contribuem para o
controle da proliferação de insetos, principalmente o mosquito da dengue, e
roedores, bem como oferecem maior segurança à comunidade evitando que os
imóveis, principalmente os terrenos baldios, sirvam de local para a prática de
algum tipo de delito.
De acordo com a Lei
Complementar 13/2019, para os casos em que a Pessoa Física ou Jurídica for
reincidente, no período de um ano, contado da data da última Notificação
Preliminar emitida, será dispensada a emissão de Notificação Preliminar e
aplicada automaticamente a penalidade de multa que varia conforme a área do
imóvel, podendo chegar a 500 URM’s (R$ 2.230,00).
Alerta-se ainda que é proibida
a limpeza de lotes através de capina química (secante) ou por queima a céu
aberto de qualquer detrito, sejam, folhas, galhos ou lixo, podendo ser o
infrator autuado a pagar multa de até 500 URM’s (R$ 2.230,00).
A Secretaria de Meio Ambiente
esclarece que toda e qualquer denúncia, reclamação ou solicitação no que se
refere a limpeza de terrenos baldios ou edificados com lixo ou capoeira alta,
deve ser realizada, preferencialmente, através do “Portal de Meio Ambiente” disponível
no site da Prefeitura de Erechim – Secretaria de Meio Ambiente – no link
“Solicite seu Serviço ONLINE”.
Na impossibilidade de acesso
ao Portal, o contribuinte poderá fazer sua solicitação via e-mail
protocolo@erechim.rs.gov.br ou de forma presencial no Protocolo Geral
localizado no prédio principal da Prefeitura de Erechim.
Para mais informações e
orientações a Secretaria de Meio Ambiente se coloca à disposição da comunidade
através do telefone 3520-7007 - Diretoria de Fiscalização Ambiental.
Fonte: Ascom