Grupo Jupem destaca a missa de Domingo de Ramos (Niedziela Palmowa)
Aconteceu na tarde do último domingo,10, a tradicional Missa de Domingo de Ramos (Niedziela Palmowa), na Igreja São Pedro. A etnia polonesa de Erechim e o Grupo Jupem, participaram da benção dos ramos ornamentados, que foram levados à missa.
Wielkanoc – a Páscoa, está entre as celebrações polonesas mais coloridas e importantes. Os rituais e tradições especificas dessa data são aguardadas e organizadas com muito zelo. A preparação para a Páscoa coincide com o fim do inverno e início da primavera. Os poloneses nessa época costumam aproveitar esse momento para refletir e fazer uma grande faxina na casa – porządki wielkanocne, isso envolve limpeza, organização e pintura. É o momento de preparar a casa e o espírito para celebrar a vida e renovar as esperanças.
A Semana Santa – Wielki Tydzień, que inicia com o Domingo de Ramos – Niedziela Palmowa é celebrada com missas, benção e procissões com galhos, que são símbolos da vida e remetem a entrada de Jesus em Jerusalém. Os ramos benzidos eram importantes amuletos de proteção, por isso, eram colocados nas janelas e portas para proteger as casas do mal e das doenças. O ramo mais utilizado tradicionalmente era o salgueiro, e os ramos são decorados com ervas, fitas e flores coloridas.
A
outra oficina aconteceu na quarta-feira dia 13, às 18:30h, e quando foi
ensinado a tradição do Baranek (cordeiro de bolo), que é utilizado na bênção
dos alimentos (Święconką).
Fonte:
Adriel Ferreira Ascom