Reunião aborda PPPs do Centro Administrativo, Iluminação Pública e coleta do lixo
O objetivo do Conselho Gestor
é quebrar paradigmas, reestruturar o serviço público para ser mais ágil e
eficiente no atendimento ao cidadão”, afirma o presidente do Conselho Municipal
Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas, Edgar Marmentini
O Conselho Municipal Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas de Erechim se reuniu, na tarde de ontem (9), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim para deliberar sobre três importantes projetos para o município: a PPP de construção do Centro Administrativo; a PPP da Iluminação Pública; e, a PPP da conteinerização dos resíduos sólidos (coleta de lixo) e o tratamento final.
Centro Administrativo
Com relação ao Centro
Administrativo, a secretária de Administração, Izabel Ribeiro, e a adjunta,
Aline da Costa, expuseram os pontos positivos de se terceirizar a elaboração do
projeto de construção do Centro Administrativo pela Fundação Instituto de
Administração (FIA), para buscar a viabilidade e realização via Parceria
Público-Privada (PPP).
Entre eles, agilidade e
qualidade da proposta, desenvolvendo um projeto moderno, inteligente,
sustentável, humanizado, que tem como foco aprimorar os serviços públicos para
a população, sendo mais eficiente e reduzindo custos.
“O projeto do novo Centro
Administrativo vai estabelecer um grande complexo de serviços, e será pensando
desde o estacionamento, transporte coletivo, passando pela acessibilidade ao
prédio, os espaços de trabalho e convivência, áreas de lazer e restaurantes,
até o local das agências bancárias, tudo será elaborado para atender da melhor
maneira a comunidade”, disseram.
A secretária Izabel Ribeiro e
a adjunta, Aline da Costa, ressaltam que o projeto de construção será concebido
para que possa ser alterado, modernizado sempre que necessário. “Após esta
apresentação para o Conselho Gestor vamos encaminhar a solicitação para FIA
passar o orçamento para ver a viabilidade de contratação da Fundação para fazer
o projeto do novo Centro Administrativo”, observam.
Iluminação Pública
Em seguida, foi apresentada a
situação do edital da PPP da Iluminação Pública, que segundo o Conselho Gestor,
está bem encaminhada. No momento, o edital está sendo analisado pelo Tribunal
de Contas do Estado (TCE). Assim que o TCE concluir a avaliação, o que deve
ocorrer no fim do mês de junho, o município vai liberar o edital para
licitação, que está previsto para o início do mês de julho.
Coleta resíduos sólidos e
tratamento final
Por fim, o secretário de Meio
Ambiente, Cristiano Moreira, e a adjunta Carla Orso, apresentaram ao Conselho
Gestor as vantagens de implantar a Parceria Público-Privada (PPP) também na
coleta dos Resíduos Sólidos e no tratamento final. “O melhor processo hoje, no
mundo, é o que faz a coleta por contêiner dos resíduos sólidos, colocados em
diferentes pontos da cidade, em pares, um para lixo seco e outro orgânico”,
explica.
O secretário enfatiza que o
processo é semelhante aos da PPP do Centro Administrativo e Iluminação Pública,
mas com objeto diferente. “A conteinerização é eficiente e seria, inicialmente,
implantada aos poucos no município, em partes”, afirma.
Na avaliação do secretário de
Gestão e Governança e presidente do Conselho Municipal Gestor do Programa de
Parcerias Público-Privadas, Edgar Marmentini, a reunião foi produtiva e abordou
assuntos relevantes à modernização dos serviços públicos para a população, e
que envolvem toda a estrutura organizacional pública, que por vezes é engessada
e demorada e precisa ser reestruturada. “O objetivo do Conselho Gestor é
quebrar paradigmas, reestruturar o serviço público para ser mais ágil e
eficiente no atendimento ao cidadão”, afirma.
Estavam presentes também os
integrantes da sociedade civil do Conselho Gestor, o presidente da ACCIE, Fábio
Vendruscolo; o presidente do CODER, Mario Cavaletti, e a presidente da CDL,
Rôsangela Spiazzi Truylia.
Fonte: Ascom