Comitê de desburocratização avalia projetos de transformação digital dos serviços públicos
Comitê de Desburocratização
avalia projetos de transformação digital dos serviços públicos
A transformação digital dos
serviços públicos é um dos maiores desafios da administração pública porque
envolve a mudança de cultura e comportamento das pessoas, disse Edgar
Marmentini, coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e
Desburocratização e secretário de Gestão e Governança
O Comitê Permanente de Simplificação
e Desburocratização de Erechim se reuniu, na manhã de hoje (24), no Salão Nobre
da Prefeitura para avaliar o andamento do projeto de transformação digital dos
serviços públicos. Semanalmente, os integrantes se encontram para pontuar os
passos do trabalho desenvolvido, propor novas ações e verificar as etapas já
realizadas.
Estavam presentes na reunião,
o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e
secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e os representantes das
secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch;
Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Administração, André Luiz Daló Rosa;
Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; e Obras Públicas, Habitação, Segurança e
Proteção Social, Júlio Cesar Santolin.
Atualizações internas
Na ocasião, eles lembraram que
a Prefeitura de Erechim já está trabalhando, internamente, nesta mudança e que
os gestores e servidores participaram, no mês de março, de treinamento para se
atualizar sobre o funcionamento do Sistema de Administração de Pessoal na
empresa System Software de Gestão. Além disso, no mês de abril, a diretoria do
Departamento de Tecnologia e Informação (DTI), também realizou treinamentos com
a participação de 265 servidores sobre o funcionamento dos processos digitais.
Transformação simultânea
A proposta é reduzir cada vez
mais a utilização do papel, tanto para as solicitações de serviços externos
quanto os processos internos da administração municipal, trabalhando
simultaneamente as duas pontas. Os integrantes do Comitê de Desburocratização
afirmam, por exemplo, que é preciso mudar a prestação de contas das diárias que
hoje é feita em papel, com carimbo, impressão, cola e demanda muito tempo dos
servidores. “Vamos propor ao setor de Recursos Humanos que ela seja via SAPI”,
comentam.
Meta da administração
A digitalização dos serviços e
processos públicos é uma das metas da administração municipal que já está sendo
implantada. O Comitê de Desburocratização citou o exemplo da Secretaria de Meio
Ambiente que, praticamente, tem 100% dos serviços solicitados via internet e
com resultados satisfatórios. Outro projeto com grande impacto que está em
execução e avaliação, é o pagamento digital do IPTU, que a partir deste ano não
tem mais impressão de carnês.
Grande desafio
O coordenador do Comitê
Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e
Governança, Edgar Marmentini, afirma que esta transformação digital dos
serviços públicos é um dos maiores desafios da administração pública, porque
envolve a quase totalidade dos 2,9 mil servidores públicos e a relação com toda
a população, e, também, o que é fundamental para que isso ocorra, a mudança de
cultura e comportamento das pessoas.
O coordenador do Comitê de
Desburocratização ressalta que este é um momento de transição e transformação
da administração pública, com alteração dos métodos de trabalho. Na avaliação
de Marmentini, a mudança para os serviços on-line está sendo gradual e vai
exigir a compreensão e colaboração de toda a população. “Esta transformação
digital é necessária para o serviço público seja mais ágil e eficiente no
atendimento à população”, destaca.
Fonte: Ascom