Aberto curso de pós-graduação de capacitação em gestão escolar na URI

(Foto: Imprensa URI - Professor Idanir: “A aprendizagem exige indivíduos ativos nesse processo”)

Com a aula inaugural sobre autonomia no contexto escolar com ênfase na formação do educando, ministrada pelo professor Idanir Ecco, coordenador do Curso de Pedagogia, teve início na sexta-feira, 27 de maio, o curso de especialização em gestão escolar da URI Erechim.

A finalidade de mais esta especialização da Universidade é capacitar profissionais da educação para atuarem como gestores escolares das escolas públicas e privadas da Educação Básica, na perspectiva de uma gestão democrática e da efetivação do direito à educação escolar com qualidade social.

Conforme o professor Idanir, “considerando que a escola é um local de aprendizagens, entendo que o papel importante da referida instituição, na atualidade, consiste em organizar situações de aprendizagem ou ambientes para tal, orientada por uma pedagogia da pergunta, isto é, problematizadora”.

Acrescentou que, nesse sentido, “a postura da gestão escolar, que sempre é orientada, consciente ou não, por uma teoria educacional, deve estar em consonância com a incumbência da educação escolar na contemporaneidade, conforme citado anteriormente”.

Reforçou, ainda, que “a perspectiva da aprendizagem demanda indivíduos ativos no processo da ensinagem, como por exemplo, saber pesquisar. Nesse sentido, um dos desafios da gestão e do docente é contribuir para a formação de seres humanos autônomos, capazes de tomar decisões, qualificados e habilitados para refletir sobre os efeitos do seu agir, assumindo responsabilidades”.

Finalizou, frisando que “a autonomia não existe objetivamente. Existem seres humanos autônomos, que assim se constituíram processualmente na colaboração e interação entre indivíduos”.

Fonte: Setor de Comunicação URI Erechim RS


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