Comitê de Desburocratização apresenta avanços para transformação digital

“Todas as colocações que estão sendo feitas nas reuniões servem para evoluirmos nesta transformação digital, que envolve 12 secretarias e cerca de 2,9 mil servidores públicos”, afirma o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.

Avaliar o processo de transformação digital dos serviços públicos. Esse foi o objetivo da reunião do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização de Erechim realizada, na manhã de hoje (7), no Salão Nobre da Prefeitura. Semanalmente, os representantes de cada secretaria municipal se encontram para levantar as demandas prioritárias, propor novas ações e verificar as etapas em andamento.

Avaliação

O coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, afirma que a transformação digital dos serviços públicos está em curso e é um processo sem volta, mas também um dos projetos que está exigindo muita atenção dos servidores públicos.

“Todas as colocações que estão sendo feitas nas reuniões servem para evoluirmos nesta transformação digital, que envolve 12 secretarias e cerca de 2,9 mil servidores públicos. Estamos caminhando no mesmo sentido e o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização está atento as necessidades que vêm surgindo com as alterações no dia a dia”, explica.

De acordo com o coordenador do Comitê de Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, as secretarias municipais estão em estágios diferentes nas etapas de transformação digital, mas todas elas trabalhando diariamente nesta questão. “Em cada reunião, os representantes das secretarias municipais fazem uma avaliação dos serviços digitais, que estão sendo implementados, e apresentam também os gargalos vividos pelos seus setores e que precisam avançar”, afirma.

Para o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Daló Rosa, os avanços já são evidentes em todas as 12 secretarias e cerca de 47% dos processos públicos municipais já se inserem no status de digitais. “Sem utilização de papel, e a meta é chegar a 50% até o fim do ano”, observa.

No entanto, acrescenta Marmentini, há ainda muito por se fazer já que a prefeitura envolve muitos setores com serviços diários diferentes, que vão desde protocolos até o controle de banco de horas de cada servidor, em diferentes áreas e atividades.

Este é um momento importante de todo projeto, ressalta o coordenador do Comitê de Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, primeiro porque não é possível mais voltar atrás na transformação digital. “O pontapé inicial foi dado, os serviços estão sendo digitalizados, a comunidade está participando deste processo novo e as novas demandas estão surgindo e precisam ser resolvidas, dentro da lógica digital”, observa.

O coordenador e secretário, Edgar Marmentini, comenta que a Secretaria de Gestão e Governança e a Secretaria de Administração estão investindo na qualificação de todos os servidores públicos municipais.

Ele lembra que a transformação digital dos serviços públicos requer, fundamentalmente, também, mudança de comportamento, cultura, compreensão e colaboração de toda a população. “Toda esta dedicação e trabalho são necessários para que os serviços públicos sejam mais ágeis, eficientes e a cada ação, façam melhor uso dos recursos públicos”, destaca.

Estavam presentes na reunião, o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, e os representantes das secretarias de Planejamento, Vani Scariot; Meio Ambiente, Ariane Pasuch; Desenvolvimento Econômico, Tiago Lando; Administração, André Luiz Daló Rosa; Saúde, Ana Paula Fagundes da Silva; e Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Rafael Colet; Fazenda, Itamar Dall Alba; e, neste dia, representando a empresa, o diretor da System, Paulo Zanoelo.

Fonte: Ascom

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