A partir de julho, 52% dos serviços públicos poderão ser abertos de forma on-line ou via aplicativo em Erechim
A
transformação digital envolve, simultaneamente, as atuais 12 secretarias do
município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa
municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos
públicos e privados
A
transformação digital da Prefeitura de Erechim já iniciou e se amplia a cada
dia para oferecer aos cidadãos serviços mais ágeis, eficientes, gerando
economia de recursos públicos. A novidade desta nova etapa da informatização
dos serviços públicos, é que a partir de 1o de julho cerca de 52% de todos os
processos administrativos poderão ser abertos de forma on-line ou via
aplicativo. Este processo faz parte do programa municipal Investe + Erechim,
que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados
De
acordo com o secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, este
percentual é um marco muito importante na busca deste processo todo de papel
zero na estrutura administrativa, porque reflete diretamente na economia de
recursos públicos, na agilidade e eficiência dos serviços prestados à
comunidade.
Salto
nos serviços digitais
“Estamos
saindo, num curto espaço de tempo, em poucos meses, de 11% para 52% de
abrangência nos processos digitais. Hoje, o cidadão tem a prefeitura na palma
da mão, ele pode solicitar o serviço pelo site ou aplicativo e controlar o
andamento do seu pedido em casa, não precisa se deslocar até a prefeitura, o
que se reflete em menos custo e bem-estar para as pessoas”, explica o
secretário Edgar Marmentini.
Redução
de custos
A
secretária de Administração, Izabel Ribeiro, comenta que, em 2020, a Prefeitura
de Erechim imprimiu 4.493.436 folhas (mais de 4 milhões) ao longo do ano
contando todas as secretarias e serviços da administração pública, o que custou
ao município mais de R$ 490 mil, e, em 2021, foram 4.825.591 impressões (quase
5 milhões) em papel com custo superior a R$ 459 mil.
E o
problema de tanto papel não para por aí, explica a secretária, Izabel Ribeiro,
já que depois de imprimir este papel e ele cumprir com a sua finalidade, o
documento precisa ser arquivado. “Precisamos de um prédio hoje para arquivar as
40 mil caixas de documentos, sendo que cada uma delas tem em média 600 folhas”,
afirma.
Conforme
a secretária, Izabel Ribeiro, esta diminuição gradativa no uso do papel só está
sendo possível pela mudança de comportamento e de cultura dos servidores
públicos e, também, pela colaboração da comunidade. “Estamos mudando uma
prática, uso do papel, que sempre foi a base de todos os processos, documentos
e ações da gestão pública. Mas o objetivo é chegar a zero, e estamos neste
caminho”, destaca.
Atender
bem a população
Na
avaliação do secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a
transformação digital dos serviços públicos tem como principal finalidade
atender bem a população, trazer mais qualidade para a gestão pública,
aproveitar melhor o trabalho realizado, e, por consequência, ampliar o controle
sobre os investimentos públicos.
“Esta
unificação dos sistemas e dos serviços públicos representa um avanço
tecnológico significativo na gestão pública de Erechim com benefícios efetivos
para a comunidade, que terá a prefeitura na palma de sua mão”, ressalta Edgar
Marmentini.
A
transformação digital envolve, simultaneamente, as atuais 12 secretarias do
município os cerca de 2,9 mil servidores públicos, e faz parte do programa
municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em
investimentos públicos e privados.
Fonte:
Ascom