Projeto da UFFS com temas de História terá aula aberta com professor da UFRGS

(Foto: Equipe do projeto criou canais em diferentes plataformas digitais (Acervo pessoal) 

Ações em plataformas digitais serviram para divulgar temas latentes na sociedade e que convocam historiadores para um exame especializado e com linguagem acessível. Encerramento terá aula aberta no dia 18 com Marcello Assunção.

No dia 18 de julho ocorre, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim, uma aula aberta com o professor Marcello Assunção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Intitulada “Uma ‘epistemologia da ignorância’: estudos críticos da branquitude e a crise do cânone de ‘intérpretes do Brasil’”, a aula será às 18h30, no Auditório do Bloco dos Professores. O palestrante possui pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP), graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento marca o encerramento do projeto de extensão “Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico”, coordenado pelo professor Fábio Feltrin. Fruto de uma iniciativa desenvolvida na disciplina “Introdução aos estudos históricos” do curso de História, o projeto buscou expandir os debates conduzidos no interior da universidade, alcançando públicos mais amplos, não especializados e interessados no passado. Inspirados pela História Pública, foram criados canais em diversas redes sociais, incluindo um podcast, além de um site.


As ações serviram para divulgar temas latentes na sociedade e que convocam historiadores para um exame especializado e com linguagem mais acessível. O grupo de estudantes e o professor coordenador entrevistaram convidados sobre diversos temas, no canal no YouTube. Depois, as entrevistas foram tratadas, convertidas em áudio para o Spotify, em texto para o site e postagens nas redes sociais do projeto.

Conforme a equipe da iniciativa, diante do entendimento de que os historiadores profissionais não possuem mais o monopólio sobre as narrativas do passado e a internet foi transformada em uma segunda esfera coletiva, bem como conscientes da falta de mediação do conhecimento nesse espaço, a ação foi colocada em prática e teve como impactos a formação de historiadores com ênfase em História Pública, a qualificação dos diálogos em torno do passado e a produção de um arquivo audiovisual sobre os assuntos abordados.

Os episódios abrangeram temas como: agroecologia e feminismo, colonização, educação e ensino, teoria da História, história da historiografia, ditadura, sentidos de ensinar e pesquisar História hoje, negacionismo, usos e abusos dos corpos femininos, nacionalismo e história social do futebol, historiografia feminista e antirracista, Argentina oitocentista, gênero e judiciário na construção dos sujeitos e as temporalidades do Antropoceno.

Participam do projeto os acadêmicos Anderson Dal Vesco, Bruna Feiden, Guilherme Schons e Hagatta Lengowski.

Saiba mais

Site do projeto: https://anjodahistoria.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6OanWKOJuqbsVy8tpAUl2w

Podcast: https://open.spotify.com/show/1LUhatoso4JJHT1kHNDQLq

Instagram: https://www.instagram.com/anjodahistoria.uffs

Facebook: https://www.facebook.com/anjodahistoria

Twitter: https://twitter.com/anjodahistoria

Fonte: Wagner Lenhardt Jornalista

Assessoria de Comunicação (Ascom)

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim

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