Procon Erechim: 80% das solicitações são resolvidas
Prefeito
de Erechim, Paulo Polis, visitou as instalações do Procon e elogiou o trabalho
realizado pelo órgão administrativo que atendeu 2292 consumidores erechinenses
no primeiro semestre
O
prefeito de Erechim, Paulo Polis, visitou, na manhã de hoje (6), o Procon de
Erechim, acompanhado do secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini. Na
ocasião, o prefeito foi recebido pela diretora do Procon, Andressa Battisti,
visitou as instalações, conversou com os profissionais e conheceu um pouco mais
do trabalho deste órgão administrativo, que realiza importante serviço público
dentro do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.
Conforme
o prefeito, Paulo Polis, com o novo espaço do Procon Erechim, localizado no
centro da cidade (na rua Rua Itália, n. 135), a procura aumentou em mais de 30%
os serviços da instituição.
“O Procon de Erechim atendeu 2292 consumidores, neste primeiro semestre, sendo que 80% das solicitações houve resolutividade, as questões dos consumidores foram resolvidas pelos profissionais que trabalham no local”, disse o prefeito.
A
diretora do Procon, Andressa Battisti, comenta que 60% dos atendimentos são
relacionados à telefonia e financeiras. “Em janeiro foram 469 atendimentos, em
fevereiro 400, março 369, abril 332, maio 303 e junho 419”, afirma.
Andressa
destacou que o Procon prioriza o bom atendimento do consumidor e resolver da
melhor maneira as demandas que chegam dos consumidores erechinenses. “Nosso
trabalho é defender sempre o consumidor dentro do seu direito e no que ele
busca”, observa.
Dica
Uma
dica importante, afirma Andressa, antes de procurar o Procon o consumidor deve
entrar em contato com o atendimento da empresa onde comprou o produto ou
serviço. “E se não conseguir resolver o problema, pode procurar o Procon, mas é
preciso ter em mãos a nota fiscal, valor e condições de contratação, e o
protocolo de atendimento do fornecedor”, destaca.
Em
Erechim, o Procon está vinculado à Secretaria Municipal de Gestão e Governança,
e é mantido com recursos municipais. “Por isso, os atendimentos são
exclusivamente das pessoas que residem em Erechim”, afirma.
O que
atende
A
diretora comenta que o Procon atende as demandas relacionadas à, por exemplo,
empresas de telefonia; energia elétrica; bancos; financeiras; comércio;
prestadores de serviços.
Equipe
A
equipe do Procon de Erechim é formada por dois fiscais, três agentes executivos
e quatro estagiários.
A
diretora observa que as ações do Procon são baseadas em diálogo e no direito do
consumidor. “Porém, o Procon não tem o poder de obrigar a outra parte
(fornecedor), e para isso há os meios judiciais, e a resolução das demandas
judicializadas não são competência do Procon”, afirma.
O
consumidor de outros municípios, que se sentirem lesado, pode fazer reclamação
pelo site www.consumidor.gov.br.
Endereço
Horário
de funcionamento é das 8h30 às 17h, na rua Rua Itália, n. 135, sem fechar ao
meio-dia. Telefone (54) 3520-7089, e correio eletrônico (e-mail) procon@erechim.rs.gov.br.
Fonte:
Ascom