Professores da área da Saúde da URI realizam oficina de formação
(Foto: Imprensa URI - Oficina reuniu professores da área da saúde)Construção
de planos de ensino baseados em habilidades e competências. Essa foi a temática
da oficina ministrada aos professores da área da saúde da URI, na sexta-feira,
1º, e sábado, 2, pelas professoras Magali Grave e Lydia Jaeger, da UNIVATES, de
Lajeado. A iniciativa visou atender as necessidades exigidas pelo cenário atual
para as novas metodologias de aprendizagem ativa, atualização de Projetos
Pedagógicos de Curso com viés para uma qualificação substancial.
A
oficina permeou saberes sobre as metodologias ativas, momento em que foram
socializadas ao grupo de professores um portfólio de ferramentas que os
docentes podem abrir mão para o ensino aprendizagem significativo e autônomo.
Foi trazido, ainda, à reflexão, um tema pertinente às habilidades e competências
a serem formadas em nossos discentes, considerando as dimensões atitudinal,
cognitiva e procedimental numa abordagem crescente de aprendizado, conforme a
Taxonomia de Bloom, bem como a elaboração do plano de ensino, o qual passa a
ser norteador para práticas docentes exitosas, também tomando como base as
Diretrizes Curriculares dos Cursos da Área da Saúde e o instrumento de
avaliação de cursos do Ministério da Educação.
Segundo
os participantes, o encontro foi um momento de aprendizado, visto que é um
processo necessário para que venham ocorrer mudanças de paradigmas e
crescimento na linha didático-pedagógica, sempre tendo como foco o ensino de
excelência.
Fonte: Setor de Comunicação
URI Erechim