Mais serviços digitais disponíveis para a população

A
partir de agora, a população já pode solicitar no site da Prefeitura de Erechim
e no aplicativo SysCidadão troca de lâmpadas e tapa-buraco
Novos
serviços digitais estão disponíveis para a população no site da Prefeitura de
Erechim e no aplicativo SysCidadão. Segundo o secretário de Obras Públicas,
Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, agora, a população
erechinense pode também solicitar, via internet, a troca de lâmpadas ou serviço
de tapa-buraco. A novidade foi anunciada, na manhã de hoje (12), na reunião
semanal dos integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e
Desburocratização, no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim.
Salto
na transformação digital
O
coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e
secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, ressalta que os avanços
são significativos já que, em poucos meses, o município deu um salto na
transformação digital dos serviços públicos. “Hoje, 52% de todos os processos
administrativos podem ser abertos de forma on-line ou via aplicativo”, afirma.
E, acrescenta, Edgar Marmentini, “é necessário destacar o empenho dos secretários e dos servidores, das mais diferentes áreas, porque eles entenderam a importância de fazermos esta transformação digital na gestão pública de Erechim, que traz aos cidadãos serviços mais ágeis, eficientes e gera economia de recursos públicos, que serão reinvestidos em áreas prioritárias como saúde e educação”.
Planejamento
e organização
O
representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e
Turismo, Tiago Lando, integrante do Comitê de Desburocratização, ressalta que
quando os trabalhos do comitê iniciaram tudo indicava que se levariam anos para
conseguir colocar em prática a transformação digital. “Mas a medida que os
projetos foram sendo feitos vimos que era possível acelerar este processo,
planejando e organizando cada etapa, e os resultados estão aí”, disse Tiago.
Primeira
secretaria
A
integrante do Comitê de Desburocratização, Ariane Pasuch, disse que a
Secretaria de Meio Ambiente foi a primeira a conseguir chegar aos 100% dos
serviços on-line. “Tudo que nós fizemos já pode ser acessado pelo site ou via
aplicativo”, ressalta Ariane.
Armazenamento
e proteção
Segundo
o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, junto com o salto
tecnológico dos serviços públicos está sendo implantada, simultaneamente, toda
a reestruturação dos equipamentos físicos para dar o suporte efetivo e
necessário que os sistemas precisam para se manter em funcionamento, mesmo em
situações imprevistas.
“Estamos
investindo em mais capacidade de armazenamento e acesso às informações, em
ferramentas sofisticadas para proteger os dados e tudo que está sendo feito.
Até um gerador está sendo licitado para evitar que o novo sistema se desligue,
com a falta de luz, impedindo a realização dos serviços on-line, e, em algumas
situações muito prolongadas, possa perder informações”, explica André.
Zerar
uso de papel
A
transformação digital tem como meta zerar a utilização de papel na
administração pública municipal, mas principalmente, que os serviços digitais
sejam mais eficientes ao cidadão, que vai ter a prefeitura na palma da mão.
Em 2020,
a Prefeitura de Erechim imprimiu 4.493.436 folhas (mais de 4 milhões de folhas)
ao longo do ano contando todas as secretarias e serviços da administração
pública, o que custou ao município mais de R$ 490 mil, e, em 2021, foram
4.825.591 impressões (quase 5 milhões de folhas) em papel, com custo superior a
R$ 459 mil.
Todo
este processo de inovação faz parte do programa municipal Investe + Erechim, o
maior programa de investimentos da história do município, que tem como meta
modernizar a gestão pública e atingir R$ 1 bilhão em investimentos
público-privados.
Fonte:
Ascom Prefeitura