Conselho Gestor aprova contratação da FIA para elaborar projeto do novo Centro Administrativo
Nova
sede vai concentrar todas ações administrativas, deve ter entre 13 e 18 mil
metros quadrados e vai suprir as necessidades da administração pública
municipal, no mínimo, pelos próximos 30 anos
O Conselho Municipal Gestor do Programa de Parcerias Público-Privadas se reuniu, na tarde de ontem (08), no Salão Nobre da Prefeitura, e aprovou a contratação da Fundação Instituto de Administração (FIA) para elaborar o projeto de construção do novo Centro Administrativo de Erechim no formato de Parceria Público-Privada (PPP). A FIA é referência no país em assessoria econômico-financeira neste segmento e realizou vários trabalhos no Brasil na área de infraestrutura, saúde e saneamento.
O
secretário de Gestão e Governança e presidente do Conselho Municipal Gestor do
Programa de Parcerias Público-Privadas, Edgar Marmentini, iniciou a reunião e
explicou aos presentes que a construção do novo centro administrativo é viável,
segundo os próprios consultores da FIA, e um dos fatores que embasam esta
pré-avaliação são os gastos com os alugueis das secretarias municipais.
“A
administração municipal gasta em torno de R$ 170 mil por mês só de alugueis,
fora serviços de internet, segurança, limpeza, e estagiários que levam
documentos de uma secretaria para outra. Tem também o custo das reformas quando
as peças são devolvidas para os proprietários. Então, estamos falando de um
projeto que vai concentrar toda a administração municipal, unificar serviços e
reduzir, gradativamente, uma série de custos, por estar no mesmo local, tudo
isso interligado com a transformação digital, que busca zerar o uso de papel
nos atos administrativos e já está em andamento”, explica Marmentini.
A
secretária de Administração, Izabel Ribeiro, disse que o projeto de construção
do novo Centro Administrativo será feito em Parceria Público-Privada (PPP) e
vai estabelecer todos os parâmetros necessários para que a sede tenha
funcionalidade e possa abrigar os cerca de 1500 servidores que irão trabalhar
diariamente no local.
“Um
dos aspectos importantes desta Parceria Público-Privada, para elaborar o
projeto da nova sede, é que ela traz segurança jurídica e controle de gastos,
isso porque a FIA também é auditada pelo Tribunal de Contas, o que garante um
projeto viável, dentro dos valores condizentes com o mercado”, explica a
secretária Izabel.
A
secretária adjunta de Administração, Aline da Costa, explicou que o
investimento da prefeitura no projeto deve girar em torno de R$ 1,6 milhão, que
vai entregar pronto todos os aspectos técnicos da construção da nova sede
administrativa, que deve ter entre 13 e 18 mil metros quadrados. “Se fôssemos
contratar separadamente cada etapa do projeto levaríamos anos só para definir o
projeto técnico, isso inviabilizaria a construção da nova sede. Contratando o
projeto com a FIA, os consultores nos entregam o projeto pronto para ser
licitado. Esta nova sede terá conceito moderno, sustentável, vai suprir as
necessidades da administração pública municipal, no mínimo, pelos próximos 30
anos”, afirma secretária adjunta Aline.
Estavam
presentes támbém os integrantes da sociedade civil do Conselho Gestor, o
presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo; o presidente do CODER, Mario Cavaletti,
e a presidente da CDL, Rôsangela Spiazzi Truylia.
Fonte:
Ascom