Erechim: 56,25% dos serviços públicos já podem ser abertos de forma on-line
171
processos administrativos são totalmente digitais. Até fim do ano tem novidades
na Educação
Implantação
de novos serviços, como aprimorar e avançar no processo de transformação
digital e avaliar tudo que vem sendo realizado pela administração municipal de
Erechim, que alcança 56,25% de todos serviços públicos. Esses foram os
objetivos da reunião do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização,
na manhã de hoje (9), no Salão Nobre da prefeitura.
Avanços
significativos e metas
Segundo
o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e
secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a transformação digital
está aumentando consistentemente em todas as secretarias. “Os avanços são
significativos e a meta é chegar a 90% dos serviços públicos digitalizados até
o fim deste ano”, destaca.
Ampliação
dos serviços
Conforme
o diretor de Tecnologia em Informação, André Luiz Dalo Rosa, o município de
Erechim realiza 304 tipos de processos administrativos. “Dentre eles, 171 são
totalmente digitais, ou seja, 56,25% do total; outros 122 são totalmente
físicos, ou seja, 40,13%; e 11 estão no status de abertura física ou digital –
3,62%”, observa.
Educação
Na
ocasião, o diretor de Informática Educativa, Alaercio Lina dos Santos,
representando a Secretaria de Educação, disse que a transformação digital está
sendo estruturada em todas as ações da secretaria. “Estamos caminhando para
zerar o uso de papel nas escolas. Além, disso, até o fim do ano, os familiares,
responsáveis, mães, pais, poderão conferir via aplicativo SysEducação, no
celular, as notas e a frequência dos seus filhos na Rede Municipal de Ensino”,
disse.
Mini
comitês
O
comitê abordou, também, a criação de mini comitês em cada secretaria para
ampliar os resultados, acelerar a mudança das práticas administrativas e
qualificar ainda mais todo o processo de transformação digital, utilizando o
conhecimento dos servidores sobre o funcionamento da estrutura pública.
Ouvidoria
e Protocolo
Outro
tema importante da reunião, discutido pelo Comitê Permanente de Simplificação e
Desburocratização, foram as melhorias no sistema digital da Ouvidoria Municipal
e a intercomunicação com todas as secretarias.
A
transformação digital envolve as atuais 12 secretarias do município e os cerca
de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe +
Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e
privados.
Fonte: Ascom