Ampliação das assinaturas eletrônicas agiliza serviços públicos administrativos
“Estamos
transformando toda a estrutura interna para acelerar os serviços externos”,
afirma o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização
e secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini.
A
transformação digital avança na Prefeitura de Erechim simplificando processos
administrativos e desburocratizando a gestão pública. A recente novidade é a
ampliação das assinaturas eletrônicas, conforme informa o Comitê Permanente de
Simplificação e Desburocratização que se reúne, amanhã, no Salão Nobre da
Prefeitura de Erechim, para avaliações e definição das novas diretrizes de
ação.
Segundo
o coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização e
secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, a ampliação das assinaturas
eletrônicas nos processos administrativos representa mais um passo importante
da transformação digital dos serviços públicos e que vai contribuir para
redução significativa do uso de papel.
“Estamos transformando toda a estrutura interna para acelerar os serviços externos, diminuir custos e agilizar o atendimento ao cidadão. Para se ter uma ideia, com as assinaturas eletrônicas, só com relação à publicação das férias dos servidores e decretos municipais a redução de papel é enorme, chega a milhares de folhas”, afirma Edgar Marmentini.
Para
utilização dos servidores públicos
O
diretor do gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, explica que
foi realizada mais uma atualização do Sistema de Administração de Pessoal,
sendo assim, disponibilizadas novas assinaturas eletrônicas em documentos
públicos, que podem ser com ou sem Certificado Digital, para utilização dos
servidores públicos.
“Para
os usuários do SAPI que possuem o módulo ‘Portal de Assinaturas Digitais’, será
possível efetuar o envio de documentos para assinaturas digitais diretamente
para o e-mail dos funcionários e usuários envolvidos. Assim, poderão ser
assinados de forma digital o aviso de férias, solicitação de abono de férias,
recibo de férias, termo de rescisão, documentos do setor de Recursos Humanos”,
comenta André.
Ele
explica que em cada opção de férias, rescisão ou documentos, será possível
consultar se a assinatura foi realizada. “Acessando a opção
Consultas/Gerenciamento de Assinaturas Digitais será possível ver todas as
assinaturas pendentes. Todos os documentos gerados pelo SAPI poderão então ser
assinados eletronicamente. Quem não tiver assinatura com certificado digital
será feita então a assinatura eletrônica normal”, observa.
Nesta
atualização, também foram demonstradas as diversas formas que o servidor poderá
assinar, sem necessidade de acesso ao Módulo de Portal de Assinaturas. “Ou
seja, não será necessário acessar o Módulo de Portal de Assinaturas para
assinar um documento de forma eletrônica. Importante destacar que no Portal de
Assinaturas foram disponibilizados novos recursos, assinaturas em grupo,
assinaturas individuais, em que outros tipos de documentos poderão ser
assinados via portal”, afirma.
O
Decreto n.º 5.488, de 24 de agosto de 2022, altera o Decreto n.º 4.036/2014,
que regulamenta o trâmite de processos administrativos.
Nos
primeiros 15 dias do mês de agosto, 78,94% dos processos abertos pela população
foram de forma digital. O cidadão não precisa mais ir até o setor de Protocolo
da prefeitura para fazer a sua solicitação já que 56,25% dos serviços públicos
estão digitais.
A transformação digital envolve as 12 secretarias do município e os cerca de 2,9 mil servidores públicos e faz parte do programa municipal Investe + Erechim, que tem como meta atingir R$ 1 bilhão em investimentos públicos e privados.
Fonte: Ascom Prefeitura de Erechim