Prefeitura implanta Ticket Alimentação como política pública de assistência social
Desde
março de 2022 a Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Assistência
Social, implementou no município o Ticket Alimentação, a fim de substituir a
então cesta básica que era ofertada para os usuários em situação de vulnerabilidade
social.
Conforme
explica a secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, a Lei Nº 6.960/2021
estabelece regras para utilização entre usuários e mercados, e permite a compra
de alimentos, material de higiene pessoal e limpeza, que não eram ofertados na
cesta básica, dando autonomia para que cada um possa usufruir deste direito.
“Para
que o usuário possa adquirir este benefício, é necessário atender aos critérios
de avaliação, concedido pela técnica de referência de cada indivíduo, além de
periodicamente estar sob acompanhamento da Secretaria de Assistência Social”,
explica a titular da pasta.
O
valor do ticket ofertado é de R$145,44 (12% do salário mínimo vigente no país –
atualmente em R$ 1.212,00).
Mais
de R$ 362 mil para quem mais precisa
Desde
a sua implementação já foram concedidos mais de R$ 362 mil reais em ticket,
esse é um valor que assegura o direito aos cidadãos que necessitam do benefício
eventual de alimentação.
''Trouxemos
mais autonomia e dignidade às famílias atendidas pela Política de Assistência
Social, quando vemos os números até aqui, temos certeza de afirmar que em nossa
Erechim, todas as pessoas têm acesso aos equipamentos da Secretaria e podem
sanar suas necessidades buscando por atendimento técnico e humanizado”, declara
Clarice Moraes.
Assistência
social e desenvolvimento econômico
Para o
prefeito Paulo Polis, as políticas de assistência social estão diretamente
relacionadas às de desenvolvimento econômico e qualidade de vida. “Trabalhamos
para garantir dignidade para as pessoas. Com a criação do Ticket Alimentação,
estamos buscando facilitar ainda mais o acesso da população aos alimentos, que
poderá comprar os produtos, diretamente, nos supermercados credenciados,
evitando o deslocamento para a retirada de cestas básicas”, declara o chefe do
Executivo Municipal.
Outra
questão importante que foi observada pelo prefeito, foi o estímulo e o
fortalecimento da economia erechinense, tendo em vista que o dinheiro irá
circular na cidade de Erechim e não mais, em empresas fornecedoras de cestas de
alimentos de outros municípios.
“Além
de garantir que as famílias de Erechim tenham comida na mesa com essa política
de assistência social, estimulamos a geração de emprego e renda, com a oferta
de cursos gratuitos de qualificação profissional através de parcerias e, onde,
os alunos se formam com praticamente uma vaga garantida no mercado de trabalho.
Com isso, vamos tendo cada vez mais cidadãos preparados para gerar renda e
conseguir o sustento para suas famílias. Ainda, quando cumprimos com o nosso
papel de gestores públicos, especialmente na assistência social, fazemos com
que essa política saia da esfera da doação e passe a ser olhada como um direito
da pessoa, o que fato é”, finaliza Paulo Polis.
Os estabelecimentos
cadastrados são:
MERCADO
SUPER FAMÍLIA
Endereço:
Eduardo Stefanos Zaar, 1061 - Bairro Agrícola
MASTER
ATS SUPERMERCADOS
Endereços:
Av.
Sete de Setembro, 1200 - Bairro Fátima
Rua
Torres Gonçalves, 122 - Bairro Centro
Av.
Santo Dal Bosco, 860 - Bairro Centro
Av. Tiradentes,
780 - Bairro Centro
Av.
Sete de Setembro, 2036 - Bairro Fátima
Rua
Alemanha, 1201 - Bairro Centro
ROD
BR-153, KM 54, 48 - Bairro Bela Vista
SUPERMERCADO
BOA VISTA
Endereço:
Av. Caldas Júnior, 1077 - Bairro Três Vendas
VISAO
COMÉRCIO DE ALIMENTOS
Endereço:
Av. José Oscar Salazar, 1275 - Bairro Três Vendas.
Fonte:
Ascom Prefeitura de Erechim