Políticas Públicas de assistência social em encontro de agentes voluntários de Cáritas

Mais de 50 agentes voluntários de Cáritas da Diocese de Erechim participaram de encontro de formação na tarde desta terça-feira, 13, dia de São João Crisóstomo, bispo e Doutor da Igreja, na sala São José, na proximidade do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, conduzido pelo coordenador diocesano do setor, João Alberto Agnoletto.

Ao visitar o grupo, Monsenhor Agostinho Dors, Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, Bairro Progresso, Erechim, comentou o evangelho do dia, ressaltando a palavra “levanta-te” de Jesus ao jovem morto da viúva de Naim, em cortejo para o sepultamento, devolvendo-o vivo para sua mãe. Esta palavra é dirigida hoje especialmente a quem se encontra em situação de prostração. Em nome do Bispo Diocesano que estava em viagem de regresso de curso em Roma, agradeceu a presença dos agentes e das assessoras. Destacou importância da formação permanente.


O coordenador diocesano apresentou, então, as palestrantes, Sr.ª Cristiane Rodrigues, Assistente Social e Secretária Adjunta da Secretaria de Assistência Social do município de Erechim, acompanhada por Sandra Signor Psicóloga e Diretora Técnica Social da Secretaria.

A senhora Cristiane discorreu durante sobre temas relevantes a respeito de políticas públicas da Assistência Social, em âmbito federal, bem como ações desenvolvidas no município de Erechim.

É oportuno observar que o objetivo da Secretaria é de garantir a proteção social aos cidadãos, ou seja, apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento de suas dificuldades, por meio de serviços, benefícios, programas e projetos. Destacou também o CadÙnico, instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes para fins de inclusão em programas de Assistência Social e redistribuição de renda por diversos projetos. Seguindo a apresentação, frisou a importância do CRÁS, serviço público que é a porta de entrada para a população nos serviços de Assistência Social; do CREAS, serviço especializado direcionado às famílias, crianças, adolescentes, idosos, que se encontram em situação de violação de direitos; do ABRIGO CIDADÃO, casa de acolhimento temporário para pessoas em trânsito e em situação de vulnerabilidade social.


Salientou a importância da apresentação dos serviços e ações da Secretaria de Assistência Social aos agentes de Cáritas, em vista de trabalho conjunto resultando em maior atenção aos mais desassistidos, proporcionando atendimento com dignidade, orientando para encaminhamentos necessários e contribuindo para a promoção socioeconômica através de qualificação e orientações para que possam ser incluídos no mercado de trabalho.

Após espaço para questionamentos e esclarecimentos, com boa participação dos presentes, agentes voluntárias da Cáritas Diocesana, entregaram mimos às palestrantes. Encerrando o momento de formação, o coordenador diocesano agradeceu às palestrantes que de forma brilhante expuseram os temas. Agradeceu a presença e participação das coordenações paroquias e outros agentes, lembrando da próxima formação a realizar-se no dia 08 de novembro. (Com informações de João Agnoletto).

Fonte: Pe Antonio Valentini Neto - Chanceler Diocesano

Categoria:

Deixe seu Comentário