Iniciam as aulas da Escola AMAU de Educação e Gestão
Módulo
“Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo” tem 160 inscritos
Com 160 inscritos dos 32 municípios da
Associação de Municípios do Alto Uruguai, iniciaram nesta sexta-feira, 16 de setembro,
as aulas da Escola AMAU de Educação e Gestão. O primeiro módulo a ser
desenvolvido - “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo”, com
carga horária de 36 horas, está voltado aos profissionais de educação
(diretores, coordenadores e professores) da Educação Infantil ao Ensino
Fundamental – Anos Iniciais; e também profissionais da saúde (fonoaudiólogos e
psicólogos) e assistentes sociais. A qualificação acontece na URI Erechim
(parceira da AMAU neste projeto), sempre às sextas-feiras, quinzenalmente, no
horário das 14h às 20h, com término previsto para o dia 24 de novembro.
A solenidade de abertura do 1º Módulo contou
com a presença do presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio
Soligo; do assessor jurídico da AMAU, Marcos Gritti; e dos executivos da
entidade Dino Tomazelli e Suélen Brum.
O tema “Autismo e suas especificidades” foi
elaborado pensando em qualificar servidores dos municípios da região, de forma
clara e objetivo, e de fácil entendimento para que consigam ao final da
capacitação ter um olhar aguçado e pensamento diferenciado, criando estratégias
específicas e identificando sinais para intervenção no autismo.
PROCESSO CÉLERE
Em sua manifestação, Mauricio Soligo
contextualizou um pouco como surgiu a ideia da Escola AMAU de Educação e Gestão
e da satisfação da entidade em estar ofertando esta qualificação aos
profissionais da região gratuitamente. Enalteceu o apoio recebido logo ao lançar a
proposta do assessor Marcos Gritti e dos executivos Dino e Suélen, assim como da presidente do Conselho Municipal de
Secretários Municipais de Educação da AMAU (Conseme), Ducili Rochett, e da
Diretoria da AMAU.
O presidente
Soligo ainda teceu agradecimentos a todos os profissionais que aderiram à ideia
e estão fazendo parte do corpo docente deste Módulo, assim como todos os
presentes. “Nosso objetivo é qualificar e preparar ainda mais cada um de vocês
para trabalhar com as crianças dos nossos municípios”, sentenciou Soligo. Ele
lembrou que todo o processo para a formação da Escola foi muito rápido: a ideia
foi lançada no final de julho e em setembro já inicia o 1º Módulo. Porém
ressaltou que este é só o início de uma longa jornada. “Nós
queremos ser uma luz para que as pessoas possam ter uma referência e buscar
conhecimento para trabalhar cada vez melhor com as pessoas dos nossos
municípios, especialmente aqueles invisíveis que estão pedindo para serem vistos”,
finalizou.
AUTISMO NÃO É DOENÇA
Esta primeira aula foi ministrada pela médica
neurologista infantil, Dra. Juliane Sauter Balbem, e pela psicopedagoga clínica
e especialista em autismo, Neiva Gorete Sabedor. O conteúdo programático abordado
foi autismo não é doença, características de estudantes com Transtorno do
Espectro Autista (TEA), o teste M-Chat - como utilizar a ferramenta, caminhos
para avaliação, profissionais para avaliação e acompanhamento e protocolos e
encaminhamentos.
Também são instrutores do Módulo: a fonoaudióloga pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em ABA – Análise do Comportamento Aplicada, Susan Renata Stroiek; a psicopedagoga Mestre em Neurociência, Fernanda Schneider; a fisioterapeuta pós-graduada em Fisioterapia Forense e em Reabilitação Neurofuncional, Janaína Dalla Costa Zaions; a terapeuta ocupacional especialista em Saúde Mental, Claudia Lúcia Ferreira; e a psicóloga especialista em autismo e Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em autismo, Marciele Ana Devaliere.
Por
Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing
Ltda