Iniciam as aulas da Escola AMAU de Educação e Gestão

Módulo “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo” tem 160 inscritos

Com 160 inscritos dos 32 municípios da Associação de Municípios do Alto Uruguai, iniciaram nesta sexta-feira, 16 de setembro, as aulas da Escola AMAU de Educação e Gestão. O primeiro módulo a ser desenvolvido - “Autismo e suas especificidades – Acolhendo e Incluindo”, com carga horária de 36 horas, está voltado aos profissionais de educação (diretores, coordenadores e professores) da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais; e também profissionais da saúde (fonoaudiólogos e psicólogos) e assistentes sociais. A qualificação acontece na URI Erechim (parceira da AMAU neste projeto), sempre às sextas-feiras, quinzenalmente, no horário das 14h às 20h, com término previsto para o dia 24 de novembro.

A solenidade de abertura do 1º Módulo contou com a presença do presidente da AMAU, o prefeito de Getúlio Vargas, Mauricio Soligo; do assessor jurídico da AMAU, Marcos Gritti; e dos executivos da entidade Dino Tomazelli e Suélen Brum.

O tema “Autismo e suas especificidades” foi elaborado pensando em qualificar servidores dos municípios da região, de forma clara e objetivo, e de fácil entendimento para que consigam ao final da capacitação ter um olhar aguçado e pensamento diferenciado, criando estratégias específicas e identificando sinais para intervenção no autismo.

PROCESSO CÉLERE

      

Em sua manifestação, Mauricio Soligo contextualizou um pouco como surgiu a ideia da Escola AMAU de Educação e Gestão e da satisfação da entidade em estar ofertando esta qualificação aos profissionais da região gratuitamente.  Enalteceu o apoio recebido logo ao lançar a proposta do assessor Marcos Gritti e dos executivos Dino e Suélen, assim como da presidente do Conselho Municipal de Secretários Municipais de Educação da AMAU (Conseme), Ducili Rochett, e da Diretoria da AMAU.

O presidente Soligo ainda teceu agradecimentos a todos os profissionais que aderiram à ideia e estão fazendo parte do corpo docente deste Módulo, assim como todos os presentes. “Nosso objetivo é qualificar e preparar ainda mais cada um de vocês para trabalhar com as crianças dos nossos municípios”, sentenciou Soligo. Ele lembrou que todo o processo para a formação da Escola foi muito rápido: a ideia foi lançada no final de julho e em setembro já inicia o 1º Módulo. Porém ressaltou que este é só o início de uma longa jornada. “Nós queremos ser uma luz para que as pessoas possam ter uma referência e buscar conhecimento para trabalhar cada vez melhor com as pessoas dos nossos municípios, especialmente aqueles invisíveis que estão pedindo para serem vistos”, finalizou.

AUTISMO NÃO É DOENÇA


Esta primeira aula foi ministrada pela médica neurologista infantil, Dra. Juliane Sauter Balbem, e pela psicopedagoga clínica e especialista em autismo, Neiva Gorete Sabedor. O conteúdo programático abordado foi autismo não é doença, características de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o teste M-Chat - como utilizar a ferramenta, caminhos para avaliação, profissionais para avaliação e acompanhamento e protocolos e encaminhamentos.

Também são instrutores do Módulo: a fonoaudióloga pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em ABA – Análise do Comportamento Aplicada, Susan Renata Stroiek; a psicopedagoga Mestre em Neurociência, Fernanda Schneider;  a fisioterapeuta pós-graduada em Fisioterapia Forense e em Reabilitação Neurofuncional, Janaína Dalla Costa Zaions;  a terapeuta ocupacional especialista em Saúde Mental, Claudia Lúcia Ferreira; e a psicóloga especialista em autismo e Mestre em Psicologia Clínica com ênfase em autismo, Marciele  Ana Devaliere.

Por Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing Ltda

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