Cursos da área da saúde da URI iniciam projeto AABB Comunidade
(Foto: Imprensa URI - Crianças também puderam conheceram um pouco mais da Universidade)
Por meio do programa “Cuidados sobre Saúde de Crianças e Pré-Adolescentes”, os Cursos de Educação Física, Nutrição e Enfermagem da URI iniciaram neste mês de setembro as atividades de extensão do projeto multiprofissional “AABB Comunidade”. Ele contempla todos os cursos dessa área, onde a promoção e prevenção da saúde tem sido o foco das ações dos diferentes profissionais desta área, buscando sempre minimizar os riscos e efeitos da falta ou deficiência de cuidados.
Sabe-se que na infância são necessários cuidados especiais em conjunto entre as crianças e familiares. Por isso, os profissionais da saúde e da educação, bem como a comunidade em geral, o projeto contempla todos os cursos da área da saúde, onde a promoção e a prevenção têm sido o foco das ações dos diferentes profissionais.
O Enfermeiro está engajado na melhoria e manutenção da saúde do indivíduo, da família e da comunidade, através do cuidar, orientar, ouvir, planejar, assistir, supervisionar e educar. No Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim, um dos objetivos é oferecer subsídios para que o educando desenvolva habilidades de cuidar da criança/família dentro de uma perspectiva preventiva considerando os direitos da criança e do adolescente. O Curso, através da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente, orientada pela Professora Cibele Sandri Manfredini, com a participação dos acadêmicos da turma 2019, já realizou duas ações educativas com 25 alunos que frequentam o programa. Os temas abordados foram a higiene pessoal e ambiental, onde foi entregue um kit de higiene para cada criança e as diferenças entre as pessoas e o respeito que todos os indivíduos devem ter pelo outro.
Já o
Nutricionista contribui para a melhoria na qualidade de vida e saúde para a
população local, regional e nacional, nas diversas áreas de atuação, dentre
elas, Alimentação Coletiva, Nutrição Clínica, Nutrição em Esportes e Exercício
Físico, Nutrição em Saúde Coletiva. O objetivo principal é contribuir para a
formação de profissionais da saúde, éticos e capazes de produzir conhecimento
baseado em evidências, em todas as áreas de atuação, em que a alimentação e a
nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção e recuperação
da saúde, e para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais,
contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, considerando a dinamicidade
da realidade econômica, política, social e cultural em que estão inseridos. O Curso
de Nutrição participa deste projeto multiprofissional com a supervisão da
professora Vivian Zanardo. Em 2019, as acadêmicas da Turma 2016 e 2017, Miriam
Kétlem Bilhar, Milena Cecília Antunes da Silva, Caroline Grosbelli e Tainara
Caverzan realizaram, dentro desse programa, atividades de Educação Alimentar e
Nutricional (EAN), com diversas abordagens, incentivando escolhas alimentares
saudáveis, visando a segurança alimentar e prevenção de doenças crônicas não
transmissíveis, assim como outros problemas nutricionais. Em 2022, retornamos
às atividades através do projeto de extensão “Educação Alimentar e Nutricional
na Comunidade” com a bolsista Laura Spiazzi.
Por
outro lado, o profissional de Educação Física, já na sua formação, busca
analisar a realidade social e nela intervir acadêmica e profissionalmente por
meio das diferentes manifestações e expressões do movimento humano. Desta
forma, o Curso de Educação Física, por meio deste projeto de extensão, busca
desenvolver atividades esportivas e estimular os cuidados com a saúde por meio
do esporte, desenvolvendo ações educativas relacionadas à saúde de forma
multidisciplinar. Cabe destacar que os Cursos de Educação Física (Bacharelado e
Licenciatura) desenvolvem esse projeto desde 2010. Neste ano de 2022, iniciou
as atividades com a realização das avaliações das 25 crianças nos laboratórios
do Curso. Posteriormente, as crianças puderam conhecer um pouco mais a
Universidade, visitando os laboratórios de informática e o museu de ciências. O
projeto tem como bolsista a acadêmica Marina Barrozo e o acadêmico Bernardo
Biazi, sob a orientação da professora Alessandra Dalla Rosa da Veiga.
Fonte:
Setor de Comunicação URI Erechim