Medicina Veterinária da URI desenvolve pesquisa na disciplina de Língua Portuguesa

(Foto: Imprensa URI - Iniciativa mostrou engajamento dos alunos no desenvolvimento do processo)

A Graduação Ativa tem como princípio desenvolver habilidades e competências nos estudantes, por meio da mediação dos professores e do protagonismo dos próprios alunos, que são colocados no centro do processo de ensino e aprendizagem.

Com base nesses pressupostos, a turma 2022, do Curso de Medicina Veterinária da URI, dentro da disciplina de Língua Portuguesa I-E, desenvolveu, ao longo do 2º semestre de 2022, uma série de atividades que materializam o que se convencionou chamar de Graduação Ativa.

Inicialmente, é importante mencionar que o próprio formato da disciplina é um diferencial: os alunos acompanham as aulas por meio de interações síncronas e assíncronas. Estas se dão pelo acesso dos estudantes ao Google Classroom - em seu tempo e espaço - por meio do qual completam a trilha de aprendizagem (percurso formativo organizado em Unidades de Aprendizagem) e constroem o conhecimento, de forma assíncrona, com a disponibilização de materiais complementares, aulas gravadas, mural de interação, dentre outras ferramentas.

Os encontros síncronos ocorrem, semanalmente, por meio do Google Meet. Nesses momentos, os estudantes podem acompanhar as explicações do professor, tirar dúvidas quanto ao conteúdo estudado e aprofundar conhecimentos. São espaços em que apenas a exposição do conteúdo não é o suficiente para o engajamento dos estudantes e seu aprendizado.

Vale ressaltar que as aulas de Língua Portuguesa I-E da Medicina Veterinária, embora tenham como ementa conteúdos semelhantes aos de outros cursos, as aulas são elaboradas com base nas demandas da turma: leva-se em consideração o nível de aprendizagem dos estudantes, seus interesses e o perfil do egresso previsto do PPC do curso.

Tendo isso em vista, os estudantes foram convidados a realizar um trabalho de pesquisa - o fórum avaliativo, que consistiu na realização da leitura do capítulo “O senso comum e a ciência”, de Rubem Alves, e a escrita de um resumo do texto. A referida leitura teve como objetivo permitir com que os estudantes refletissem sobre as diferenças e semelhanças entre os saberes: senso comum e ciência, além de perceber que não há conhecimento melhor ou pior, mas há conhecimentos diferentes, relevantes, validados e de prestígio social.

Realizaram, ainda, uma pesquisa (entrevista) com um membro da comunidade e obtiveram informações acerca de uma questão específica, relacionada à Medicina Veterinária, a partir de um objeto a ser investigado. Feita a pesquisa, orientou-se que os alunos fizessem a comparação entre o conhecimento do senso comum e o científico produzido. Essa reflexão redundou na redação de um um texto, contendo tanto o referencial teórico sobre o objeto estudado quanto as considerações dos acadêmicos, a partir da análise frente aos conhecimentos obtidos e comparados.

Também elaboraram um vídeo de, no máximo, 5 minutos, criativo, com os principais achados da pesquisa. Para tanto, os alunos puderam utilizar ferramentas digitais gratuitas, tais como: Canva, InShot, Google Meet, etc. A culminância do trabalho se deu com a publicação de um Padlet, contendo os vídeos produzidos. Os resultados demonstraram o nível de engajamento dos acadêmicos, bem como materializam o que se pode chamar de Graduação Ativa, em que o protagonismo volta-se para o aluno, centro do processo de ensino e aprendizagem.

Fonte: Setor de Comunicação URI Erechim

 


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