Medicina Veterinária da URI desenvolve pesquisa na disciplina de Língua Portuguesa
(Foto: Imprensa URI - Iniciativa mostrou engajamento dos alunos no desenvolvimento do processo)
A
Graduação Ativa tem como princípio desenvolver habilidades e competências nos
estudantes, por meio da mediação dos professores e do protagonismo dos próprios
alunos, que são colocados no centro do processo de ensino e aprendizagem.
Com
base nesses pressupostos, a turma 2022, do Curso de Medicina Veterinária da
URI, dentro da disciplina de Língua Portuguesa I-E, desenvolveu, ao longo do 2º
semestre de 2022, uma série de atividades que materializam o que se convencionou
chamar de Graduação Ativa.
Inicialmente,
é importante mencionar que o próprio formato da disciplina é um diferencial: os
alunos acompanham as aulas por meio de interações síncronas e assíncronas.
Estas se dão pelo acesso dos estudantes ao Google Classroom - em seu tempo e
espaço - por meio do qual completam a trilha de aprendizagem (percurso
formativo organizado em Unidades de Aprendizagem) e constroem o conhecimento,
de forma assíncrona, com a disponibilização de materiais complementares, aulas
gravadas, mural de interação, dentre outras ferramentas.
Os
encontros síncronos ocorrem, semanalmente, por meio do Google Meet. Nesses
momentos, os estudantes podem acompanhar as explicações do professor, tirar
dúvidas quanto ao conteúdo estudado e aprofundar conhecimentos. São espaços em
que apenas a exposição do conteúdo não é o suficiente para o engajamento dos
estudantes e seu aprendizado.
Vale
ressaltar que as aulas de Língua Portuguesa I-E da Medicina Veterinária, embora
tenham como ementa conteúdos semelhantes aos de outros cursos, as aulas são
elaboradas com base nas demandas da turma: leva-se em consideração o nível de
aprendizagem dos estudantes, seus interesses e o perfil do egresso previsto do
PPC do curso.
Tendo
isso em vista, os estudantes foram convidados a realizar um trabalho de pesquisa
- o fórum avaliativo, que consistiu na realização da leitura do capítulo “O
senso comum e a ciência”, de Rubem Alves, e a escrita de um resumo do texto. A
referida leitura teve como objetivo permitir com que os estudantes refletissem
sobre as diferenças e semelhanças entre os saberes: senso comum e ciência, além
de perceber que não há conhecimento melhor ou pior, mas há conhecimentos
diferentes, relevantes, validados e de prestígio social.
Realizaram,
ainda, uma pesquisa (entrevista) com um membro da comunidade e obtiveram
informações acerca de uma questão específica, relacionada à Medicina
Veterinária, a partir de um objeto a ser investigado. Feita a pesquisa,
orientou-se que os alunos fizessem a comparação entre o conhecimento do senso
comum e o científico produzido. Essa reflexão redundou na redação de um um
texto, contendo tanto o referencial teórico sobre o objeto estudado quanto as
considerações dos acadêmicos, a partir da análise frente aos conhecimentos
obtidos e comparados.
Também
elaboraram um vídeo de, no máximo, 5 minutos, criativo, com os principais
achados da pesquisa. Para tanto, os alunos puderam utilizar ferramentas
digitais gratuitas, tais como: Canva, InShot, Google Meet, etc. A culminância
do trabalho se deu com a publicação de um Padlet, contendo os vídeos
produzidos. Os resultados demonstraram o nível de engajamento dos acadêmicos,
bem como materializam o que se pode chamar de Graduação Ativa, em que o
protagonismo volta-se para o aluno, centro do processo de ensino e aprendizagem.
Fonte:
Setor de Comunicação URI Erechim