Secretaria de Educação mantém ações nas Escolas Municipais
Secretaria
de Educação mantém ações nas Escolas Municipais: simulado visa diagnosticar
aprendizado e traçar ações pedagógicas
Após
divulgação do IDEB, mais de 3 mil estudantes das Escolas Municipais realizaram
prova do Sistema de Ensino SIM – FTD para ver em que nível estão e estabelecer
estratégias conforme a necessidade de cada estudante
Mais de 3 mil estudantes das Escolas Públicas Municipais de Ensino Fundamental realizaram o 2º Simulado com o Sistema de Ensino SIM – FTD. As provas foram aplicadas na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), uma semana depois de sair o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referente a 2021. O município ficou com nota superior a meta projetada pelo Ministério da Educação para 2021, tanto no Ensino Fundamental anos iniciais (6,2) como no Ensino Fundamental anos finais (5,5).
Fazer
diagnóstico e focar ações pedagógicas
Segundo
o diretor Pedagógico da Secretaria de Educação, Fabrício Brustolin, o objetivo
do simulado é diagnosticar o aprendizado dos estudantes e verificar em que nível
estão para que as escolas possam traçar ações pedagógicas, junto com os
professores e conforme a necessidade de cada estudante. Os simulados são mais
um instrumento para acompanhar o aprendizado.
“Essa
avaliação é uma análise interna da aprendizagem, ação na perspectiva de
melhorar as condições de aprendizagem das Escolas Municipais de Erechim. Os
simulados foram aplicados nas Escolas de Ensino Fundamental Caras Pintadas,
Cristo Rei, D. Pedro, Jaguaretê, Luiz Badalotti, Othelo Rosa e Paiol Grande. A
cada semestre será realizado, como estratégia de ver os resultados da ação
pedagógica a cada semestre, não somente quando é ano de IDEB”, disse.
Verificar
lacunas
A
coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental I da EMEF Cristo Rei, Josiane
Balen, afirma que o simulado do Sistema SIM – FTD foi aplicado nas turmas de 2º
ao 5º ano. “A atividade é significativa, pois serve como diagnóstico que
verifica as necessidades, bem como as lacunas de aprendizagem de cada
estudante, além de ser instrumento que oportuniza testar os conhecimentos
adquiridos”, relata.
Investe + Erechim
A
secretária Municipal de Educação, Verenice Lipsch, explica que o Sistema de
Ensino SIM – FTD foi implantado, neste ano, nas Escolas de Ensino Fundamental e
é mais uma ação do Investe + Erechim, maior programa de investimentos da
história de Erechim, para qualificar a educação pública municipal de Erechim.
Além
de simulados, comenta a secretária, o Sistema de Ensino SIM – FTD oferece apostilas,
livros literários, plataforma digital e formação de professores. Todos os
materiais impressos, e um detalhe, o acesso à plataforma é de uso individual.
“Estamos
fazendo tudo, sem medir esforços para que nossas Escolas Municipais tenham
todas condições e recursos possíveis, pois acreditamos que o investimento em
nossos estudantes é a garantia de um futuro melhor”, ressalta a secretária,
Verenice Lipsch.
Sistema
de Ensino FTD
O
Sistema de Ensino FTD envolve uma série de apostilas com material didático para
estudantes do 1° ao 9° anos. “E todos já têm acesso ao novo sistema”. Afirma a
secretária.
Além
disso, há também a plataforma educacional, pedagógica, que envolve a formação
permanente dos professores. “Na plataforma tem atividades dos mais variados
conteúdos para serem desenvolvidos com os estudantes. O professor tem
disponível, também, planos de aulas, material, jogos, muita informação para
tornar as aulas ainda mais dinâmicas”, observa a secretária.
Material
pronto
“Antes
precisava toda uma equipe de professores para elaborar os simulados, hoje eles
chegam prontos para a Secretaria e Escolas, é só aplicar. Depois da correção,
as informações saem em gráfico, individualizadas, assim, podemos detectar em
qual conteúdo o estudante precisa melhorar. O reflexo deste novo sistema de
ensino começa agora e vai aumentando nos próximos anos. Importante dizer que o
professor não precisa ficar restrito as informações das apostilas, pode
expandir, mas ele tem metas para cumprir os conteúdos”, observa.
Conforme
a secretária Verenice Lipsch, importante ressaltar que todas as escolas da Rede
Pública Municipal têm o mesmo sistema de ensino. “Todas saem do mesmo ponto de
partida, todas têm os mesmos materiais e condições de trabalho. A ampliação
disso fica por conta de cada professor”, disse.
IDEB
Na
avaliação da secretária, Verenice Lipsch, os resultados do IDEB 2021 são
satisfatórios, porque no período em que as provas foram realizadas, em 2021, o
Brasil enfrentava a pandemia de covid 19, suspensão das aulas presenciais e a
implantação de aulas remotas (semipresenciais), nunca antes utilizado na
Educação Pública Municipal.
Fonte:
Ascom