Projeto Cidade da Cultura Frinape 2022 foi aprovado

O Projeto “Cidade da Cultura - Frinape 2022 -Viva o seu tempo!” foi aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul - Pró-Cultura RS, em sua totalidade, no valor de cerca de R$ 500 mil. A programação oficial, que está recheada de atrações culturais, exposição de artes, espetáculos musicais, teatrais e de dança, palestras, lançamento de livros,  colóquios, contação de história, entre outros,  será apresentada nesta terça-feira, 25 de outubro, em uma coletiva de imprensa no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim na presença do prefeito Paulo Polis, do presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, da coordenadora da Comissão Cidade da Cultura Sandra Mariga Bordini, da secretária municipal de Cultura, Carla Talgatti, e integrantes da comissão responsável pela área cultural da feira.

A exemplo de edições anteriores, o público terá acesso a mais de 150 atrações, envolvendo cerca de 1.800 artistas durante todos os dias de realização, para todas as idades, da criança ao idoso. Serão vários palcos e salas lúdicas espalhadas pelo Pólo de Cultura e espaço da Fenamate, levando para a Frinape uma overdose cultural.

A Frinape 2022 é uma promoção da Prefeitura de Erechim e ACCIE que acontecerá no Parque de Exposições da ACCIE, em Erechim, de 10 a 20 de novembro, com acesso totalmente gratuito. O evento conta com o patrocínio do Sicredi e Unimed Erechim e diversos apoiadores. Os patrocinadores culturais são Cavaletti Cadeiras Profissionais, Cristalina, Master e Zin Pão.

ESPAÇO DE VIVÊNCIAS

O projeto “Cidade da Cultura - Frinape 2022 - Viva o seu tempo!” tem como objetivo promover um espaço de vivências e experiência de criação, participação, diversidade, difusão e fomento cultural, artístico, lúdico e de conhecimento durante a Frinape 2022, oferecendo uma rica programação cultural.

Também está na proposta elaborada pela Comissão de Cultura da Frinape 2022, criar um ambiente onde as pessoas possam “Viver um tempo especial” junto a seus familiares, colegas e amigos, participando de novas experiências e de momentos de troca, capazes de criar sensações e lembranças para ficarem guardados em suas memórias em seu coração. Visa ainda promover um evento democrático de ampla participação popular, que incentive as variadas formas de expressões artísticas, contribuindo para difusão cultural; incentivar a produção cultural local, regional e estadual e valorizar o trabalho de artistas amadores e profissionais, através da contratação e oferta de espaço para mostrarem sua arte; e invadir a feria de negócios com cultura e arte, conquistando novos ouvintes, novos leitores, novos expectadores e incentivando a descoberta de novos talentos.

ARTISTAS LOCAIS

A Cidade da Cultura também contará com espetáculos e apresentações de artistas, grupos e entidades culturais do município de Erechim e região, que foram selecionados por meio de um edital público, com espetáculos de classificação livre e de forma remunerada. O edital também possibilitou a inscrição de propostas voluntárias, como de grupos mantidos por prefeituras e outras instituições públicas. Os artistas e grupos selecionados podem ser conhecidos no site da Frinape 2022.

COMISSÃO

A Comissão da Cidade da Cultura é integrada por pessoas voluntárias e também pelas seguintes entidades: ACCIE, Sesc, Senac, Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, Secretaria Municipal de Educação, 15ª Coordenadoria de Educação, Instituto Cultural Bota Amarela de Erechim, URI Erechim e Tainete Farina Assessoria e Projetos Ltda.

Por Jornalista Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Copydesk Jornalismo & Marketing Ltda

Categoria:

Deixe seu Comentário