Estudantes do CEJA exploram possibilidades de profissões
O
Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), visando desenvolver ações para o
projeto anual “Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida”, visando a realidade
dos estudantes, desenvolveu no mês último mês, um subprojeto voltado para o
mercado de trabalho. Com o nome, “Estudando Profissões: Investigue suas
Possibilidades”, a atividade foi planejada por professores e a Equipe Diretiva
do CEJA, instigando pesquisas dos estudantes e depois disso, as mais diversas
profissões foram apresentadas em forma de seminário. Conforme explica a
diretora do CEJA, Rute Blazejuk Imlau, até o seminário, muitas ações fizeram
parte do planejamento. “É fundamental mostrar aos nossos estudantes as inúmeras
possibilidades que eles têm e a forma de alcançar seus sonhos. O CEJA não
representa apenas a chance de concluir o Ensino Fundamental, mas a oportunidade
de mudar vidas”, comenta a diretora.
Etapas
do projeto
Para introduzir o assunto, o diretor de Desenvolvimento e Capacitação de RH da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Delnei Fialho, fez uma fala de forma presencial, sobre a importância dos valores individuais do ser humano, suas potencialidades únicas e a importância da educação e da formação profissional.
Na
sequência, a Equipe Diretiva realizou uma pesquisa em todas as turmas sobre a
profissão que os estudantes gostariam de desempenhar futuramente. Com o
levantamento, os conselheiros das turmas selecionaram de uma a duas profissões
com o objetivo de orientar os estudantes a pesquisarem e estudarem sobre as
mesmas. A professora da área de Linguagens, Cristiane Rosset, explica que os
estudantes foram orientados de como fazer a pesquisa, como por exemplo,
identificar fontes confiáveis e as informações relevantes para serem anotadas.
“Desenvolver o projeto das profissões com os estudantes foi muito gratificante.
Pude observar a dedicação e o interesse dos mesmos na pesquisa, elaboração dos
materiais e na apresentação das atividades”, pontua a professora.
Com
a finalidade de enriquecer ainda mais a etapa da pesquisa e conhecimento sobre
as profissões, os estudantes foram convidados a conhecer a estrutura e os
cursos ofertados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do
Rio Grande do Sul (IFRS). Além disso, eles também conheceram as formas de
ingresso ao IFRS, atividades que são desenvolvidas no campus, como pesquisa e
extensão. Para as turmas do noturno o professor Airton Bertoluzzi e o estudante
de Engenharia Mecânica e Team Manager da equipe DropTeam, Gabriel Felipe Koch
realizaram uma fala apresentando o IFRS e o projeto DropTeam. “Surpreende ver o
Gabriel falando de sua trajetória por ser tão jovem e já ter uma meta bem
definida. Acaba sendo um exemplo para os nossos estudantes que podem se
espelhar nele para seguir seus próprios objetivos”, comenta a diretora do CEJA,
Rute Blazejuk Imlau.
Na
última semana, estudantes do noturno participaram de oficinas que os graduandos
do curso de Ciências Biológicas da URI prepararam sob a supervisão da
professora Sônia Beatris Balvedi Zakrzevski. Foram três oficinas onde todas as
turmas puderam aprender mais sobre o funcionamento do corpo humano e os
cuidados com a nossa saúde.
Já o
fechamento do subprojeto “Estudando Profissões: Investigue suas
Possibilidades”, que ocorreu no dia 26 de Outubro, foi a apresentação por parte
de todas as turmas das pesquisas realizadas sobre as profissões. A socialização
ocorreu no turno da manhã e da noite, onde as profissões que tiveram ênfase
neste momento de socialização foram: construtor, médico, jogador de futebol,
dentista, mecânico, vendedor, policial, balanceiro, vigilante, secretária,
enfermeira, advogado, policial, professor, veterinário, administrador, engenheiro
mecânico e esteticista.
Neste
dia, reuniram-se os estudantes, familiares, professores, Equipe Diretiva, chefe
da Divisão de EJA, Vivian Destri e representante da Secretaria Municipal de
Educação para prestigiar os estudantes. A estudante Susana Aparecida Scisleski
Misura, do Módulo III da noite aprovou a iniciativa. “Esse trabalho serviu para
ampliarmos o conhecimento sobre as profissões, conhecendo os detalhes de cada
uma e reconhecendo a importância destas em nossa sociedade”, comentou a
estudante.
Foi
um desafio para os estudantes apresentarem um trabalho na frente dos demais.
“Acho que todo mundo estava nervoso, mas foi muito bom o nosso trabalho e a
nossa participação”, conta a estudante, Susana Aparecida Scisleski Misura. Na
visão da professora Cristiane Rosset, o projeto ajuda no desenvolvimento dos
estudantes. “Todos desafiaram a si mesmos e deram um passo a frente em seus
estudos, eles se sentiram muito valorizados e perceberam que são capazes de
alcançar objetivos ainda maiores em suas vidas. O projeto é muito relevante,
pois além de valorizar os estudantes visa motivar e estimular os mesmos a
prosseguirem seus estudos após a conclusão do Ensino Fundamental”, pontua a
professora.
Fonte:
Ascom