UFFS promove formação continuada para professores da rede pública
(Participantes da formação continuada durante atividade no Campus Erechim: demanda atendida pela UFFS (Créditos: Divulgação)
Projetos
desenvolvidos em Ipiranga do Sul e Erebango foram demandados ao curso de
Licenciatura em Pedagogia.
A
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim está promovendo
ações de formação continuada para professores da rede pública dos municípios de
Erebango e Ipiranga do Sul. As capacitações surgiram de demandas apresentadas
ao curso de Licenciatura em Pedagogia.
Em
Ipiranga do Sul, o projeto encerrou no dia 5 de novembro. No total, 10
professoras da Educação Infantil participaram das atividades, iniciadas em
maio. Foram seis encontros presenciais e virtuais com diferentes temas: os
desafios da Educação Infantil, concepção de infância(s) e de criança, Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil, dentre outros. A
formação continuada foi demanda pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom
João Becker, por meio da diretora, Lidiane Comin.
- A formação possibilitou a troca de experiências e a reflexão sobre a prática de atuação dos nossos docentes – conta Lidiane. - Entendemos que esses momentos contribuem para a reflexão da prática pedagógica nos diferentes espaços educacionais e para a promoção de experiências que gerem uma aprendizagem significativa. As experiências e os relatos trazidos pelas docentes da UFFS despertam a atenção para outras realidades, que podem desafiar os professores ainda mais ao inovar suas práticas de atuação. Acreditamos que esse trabalho precisa continuar ao longo dos anos, para que os resultados do ensino da escola e da educação do município possam ser melhores a cada ano.
O
projeto foi coordenado pelas professoras Adriana Loss e Elise de Moraes,
docentes do curso de Pedagogia da UFFS. Para Adriana, o diálogo entre a UFFS e
a escola Dom João Becker celebra o compromisso com a qualidade da educação
regional.
- Os
processos formativos foram organizados de modo a proporcionar trocas de
conhecimentos, experiências e saberes pedagógicos. A cada encontro, novas
possibilidades foram emergindo para pensar a infância e a criança com seus
direitos de aprendizagem. Fica o compromisso da UFFS continuar fazendo parte da
vida das escolas, como parceira na promoção de educação crítica, ética, criativa
e estética – diz Adriana.
-
Além de contribuir com a formação das professoras de Ipiranga do Sul, considero
que o projeto também se constitui como um espaço privilegiado de aprendizagem
para nós, professoras do curso de Pedagogia da UFFS. Ao longo de nossos
encontros, construímos uma relação de respeito aos diferentes saberes, formas
de pensar e fazer Educação Infantil – complementa Elise.
Erebango
Já
em Erebango, são 19 professoras e estagiárias que participam de um projeto coordenado
por Regina Pellenz Irgang e Chaiane Bukowski, da UFFS. A formação continuada
foi demandada pela Secretaria Municipal de Educação de Erebango, através da
coordenadora pedagógica Adriéli Boschetto.
Assim
como no projeto de Ipiranga do Sul, as atividades em Erebango também iniciaram
em maio (o encontro final ocorrerá em dezembro). Educação matemática, educação
integral, currículo e avaliação, mídias e tecnologias são alguns dos temas
abordados na formação promovida pela UFFS.
Conforme
Regina, “a formação continuada para professores da infância é uma das dimensões
do trabalho formativo da UFFS”.
- A
partir dos encontros presenciais na universidade, as professoras, estagiárias e
gestoras puderam se aproximar de outros saberes, tempos e espaços que podem
fazer parte do trabalho docente. Dialogamos e problematizamos a importância da
escuta sensível, da observação constante para um planejamento que considere a
criança, respeitando seus tempos e potencializando as experiências de
aprendizagem. A formação tornou-se um constante aprender sobre o cotidiano na
Educação Infantil – conta a docente da UFFS.
A
professora Chaiane aponta que, em cada encontro do projeto, as participantes
“foram se desafiando a olhar para seus próprios saberes e práticas,
compreendendo que é possível transformar esse cotidiano com e para as crianças
na escola de Educação Infantil”.
Assessora
pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Adriéli Boschetto ratifica que
a ideia foi buscar uma “formação para contribuir com conhecimentos atualizados
e dinâmicos”.
- Entramos em contato com a UFFS pois pensamos que é um lugar onde o conhecimento e a pesquisa andam juntos e poderiam contribuir para a nossa formação. Foram momentos de muitas trocas, de discussões, em que nossas professoras puderam aprimorar seus conhecimentos e sua prática, repensando o que já vem sendo feito e o que ainda pode melhorar no cotidiano da nossa Educação Infantil – finaliza Adriéli.
Fonte:
Wagner Lenhardt Jornalista
Assessoria
de Comunicação (Ascom)
Universidade
Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Erechim