A Voz da Diocese com o Bispo Dom Adimir Mazali Advento: do Símbolo ao Místério

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Estamos celebrando o 2º. Domingo do Advento e nos preparamos para o Santo Natal. Este tempo que nos convida à conversão e ao mesmo tempo à esperança da vida nova trazida por Jesus no mistério de seu Natal.

A Liturgia deste tempo é rica em sua mensagem e simbologia que visualmente nos leva a entender os passos que são importantes nesta preparação e para não perdermos de vista a riqueza que este nos proporciona. Celebrar o Natal é celebrar o aniversário do nascimento de Jesus. Deus que vem ao nosso encontro no mistério de sua encarnação trazendo a esperança de uma vida nova que será plenificada no mistério da redenção.

Entre estes símbolos está a Coroa do Advento, o símbolo mais usado em nossas comunidades. A Coroa do Advento é composta de uma forma circular que lembra a eternidade de Deus, não tem início e nem fim; seus ramos verdes significam a continuidade da vida e a esperança que nos é alimentada neste tempo. Suas 4 velas, acesas uma a cada domingo marcam os 4 domingos do tempo de preparação para o Natal, mostrando-nos o caminho que vamos realizando.

Caros irmãos e irmãs. A riqueza dos símbolos litúrgicos que nos ajudam bem celebrar o tempo da Igreja da mesma forma que externamente se iluminam as casas e as ruas com luzes decorativas, interiormente elas nos levam a viver iluminados pelo clima fraterno entre nós e de acolhimento do Cristo que vem como “Luz do Mundo”. Precisamos, porém, passar dos símbolos à mensagem que eles representam; passar do rito que celebramos ao mistério que eles nos revelam.

Portanto,  que as luzes e a Coroa do Advento, assim como outros sinais visíveis aos nossos olhos, iluminem nossos corações para bem prepararmos e acolhermos o Cristo Luz do Mundo, o Emanuel – Deus Conosco – que vem para nos salvar.

A mensagem da liturgia deste domingo está centrada no anúncio de João Batista que dizia: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo” (Mt 3,1) e traz presente ainda o que disse o profeta Isaías referindo-se a João Batista: “Esta é a voz daquele que grita no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas!” (Mt 3, 3). Um convite a preparar o coração à espera do Senhor que vai chegar. Corrigir os vícios, buscar a reconciliação e fortalecer a fraternidade.

Prezados irmãos e irmãs. Façamos deste Tempo do Advento, nosso caminho interior para o Natal e que os sinais externos sejam portadores da vida e da esperança que o Natal desperta em nós. Estejamos alertas e vigilantes sempre e não nos deixemos abater pelas dificuldades na certeza de que Jesus – o Emanuel – caminha conosco sempre. Um bom domingo a todos e que Deus os abençoe. Amém!

Dom Adimir Antonio Mazali

Bispo Diocesano de Erexim – RS  

Categoria:

Deixe seu Comentário